Robinson Samulak Alves
(Imagem de: Isolamento social: conheça 12 filmes que abordam o tema. Fonte: IMDb)
Eventualmente, algumas histórias que o cinema apresenta ganham novos olhares com a realidade se aproximando das mais diversas narrativas. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, veja como o isolamento social já foi retratado em 12 filmes de diferentes gêneros.
Náufrago
Um dos mais célebres filmes sobre isolamento social, Náufrago tem Tom Hanks como Chuck Noland, um inspetor da FedEx que, após um acidente de avião, fica preso em uma ilha por 4 anos. Talvez seja um dos filmes que melhor demonstre a importância de não desistir de lutar pela sobrevivência em situações extremas, mesmo que para isso seja preciso se apegar a coisas simples, como a companhia de uma bola de vôlei. Não por acaso, um dos momentos mais dramáticos do filme é quando Noland perde Wilson no oceano.
Eu Sou a Lenda
Um conceito clássico da ficção científica é imaginar como seria a vida do último ser humano na Terra. E é essa a premissa de Eu Sou a Lenda, que coloca Will Smith nesse cenário. Enquanto ele vaga por Nova York, tentando encontrar qualquer sinal de sobreviventes, ele precisa lidar com zumbis noturnos que colocam a sua vida em risco. Para lidar com o isolamento, ele decide colocar manequins espalhados pela cidade, para simular um mundo onde ainda existem outras pessoas.
Rua Cloverfield, 10
Michelle é uma jovem (Mary Elizabeth Winstead) que sofre um grave acidente de carro e acorda no porão de um desconhecido. O homem que a salva, Howard (John Goodman), diz que um ataque químico deixou o mundo inabitável, e, por isso, eles devem permanecer protegidos no local. Desconfiada da história, ela precisa decidir se confia no estranho ou coloca sua vida em risco para tentar escapar do local.
Na Natureza Selvagem
O filme narra a verdadeira história de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem que decide abrir mão de tudo o que tinha para se isolar do mundo em uma jornada para o Alasca. Durante o caminho, ele encontra pessoas que mudam sua vida, fazendo com que ele questione se aquele era o destino que ele realmente estava buscando. Apesar de trágico, o filme é um bom exemplo de jornada rumo ao autoconhecimento e como isso nos faz amadurecer.
Livre
Com alguns paralelos com Na Natureza Selvagem, Livre acompanha a trajetória de Cheryl
Strayed (Reese Witherspoon), uma mulher que decidiu partir em uma viagem sozinha para lidar com a morte da mãe, um divórcio e o vício em heroína. O filme é outro exemplo de como o isolamento às vezes é uma ferramenta importante para superar conflitos internos e se libertar de alguns traumas.
Ninguém Deseja a Noite
Também inspirado em uma história real, Ninguém Deseja a Noite acompanha Josephine Peary (Juliette Binoche), uma mulher da alta sociedade que, em 1908, viaja para o Polo Norte para encontrar o marido, o explorador Robert Peary, e partilhar o momento glorioso da sua descoberta. A sua coragem e amor levam-na a uma marcha épica através de um dos lugares mais inóspitos do mundo, onde conhece Allaka (Rinko Kikuchi), uma esquimó que vai influenciar profundamente as suas ideias conservadoras, enquanto as duas precisam conviver em uma barraca para sobreviver ao frio extremo.
Isto Não É um Filme
Em 2010, o cineasta iraniano Jafar Panahi foi condenado à prisão domiciliar por ser
considerado inimigo do Estado, por conta das temáticas de seus filmes. Sem poder sair de casa, ele decide registrar o seu dia a dia através do documentário Isto Não É um Filme. O projeto acabou revelando como a arte pode surgir das situações mais improváveis.
Gravidade
Na vida de astronautas, o isolamento social pode se tornar uma realidade, caso eles participem de missões na ISS. Em Gravidade, esse não era o objetivo, mas o isolamento se torna uma realidade, quando um acidente mata Matt Kowalski (George Clooney) e deixa Ryan Stone (Sandra Bullock) precisando descobrir sozinha uma maneira de retornar à Terra. No espaço, sem poder contar com mais ninguém, até mesmo uma voz estranha falando um idioma que ela não compreende podem salvar a vida dela.
Iluminado
Adaptação de um dos romances mais famosos de Stephen King, O Iluminado acompanha
uma família que se muda para um hotel no topo de uma montanha. Enquanto hóspedes e funcionários aproveitam as férias de inverno, Jack Torrance (Jack Nicholson), Wendy Torrance (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd), ficarão sozinhos no Overlook Hotel. Mas, após alguns meses, eles começam a se questionar se realmente não há mais ninguém no local.
O Farol
No final do século 19, o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) se torna o novo zelador de um farol em uma remota ilha na Nova Inglaterra para ajudar o faroleiro local, Thomas Wake (Willem Dafoe). Porém, o isolamento causa tensão na convivência entre os dois homens, e entre tempestades e goles de querosene, o novato tenta desvendar os mistérios que existem nas histórias de pescador de seu chefe. Assim como em O Iluminado, é um ótimo exemplo de como o isolamento também pode levar as pessoas à loucura.
Até o Fim
Após ter seu veleiro parcialmente destruído, um navegador experiente (Robert Redford) tem
apenas as correntes marítimas para conseguir sair do Oceano Pacífico. Sozinho e precisando racionar os poucos recursos que ainda tem, ele também terá que enfrentar tempestades e tubarões. Embora o filme comece com um isolamento planejado, o acaso o coloca em uma situação que desafia seus próprios limites.
As Aventuras de Pi
Aproximando-se da fantasia, As Aventuras de Pi narra a história de Pi Patel (Suraj Sharma), que estava se mudando para o Canadá com seus pais e os animais do zoológico que eles possuíam. Após uma tempestade, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando e Pi precisa dividir um pequeno bote com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre-de-bengala.
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/cultura-geek/152303-isolamento-social-conheca-12-filmes-abordam-tema.htm?f . Postado em 21/04/2020 às 18:00.
(Robinson Samulak Alves - Imagem de: Isolamento social: conheça 12 filmes que abordam o tema. Fonte: IMDb/Reprodução)
Nenhum comentário:
Postar um comentário