sábado, 13 de maio de 2023

RECADO À MAMÃE - Américo Peixoto.

 

- De uma criança Pré-Escolar (3 a 5 anos)

  se ela soubesse escrever ou verbalizar.

 

Querida mamãe,

       Dizem que o segundo domingo de maio é o teu dia. Mas, tu me colocaste numa pré-escola onde venho aprendendo que todos os dias são da mamãe.

       Hoje, minha homenagem não é em prosa ou verso feitos pelos outros... Eu mesmo, “com palavras não sei dizer, como é grande o meu amor por você...”. Mas, quando chegar perto de você, poderá sentir que meu coraçãozinho bate forte se perceber que sou acolhido como benção em sua vida, ao contrário de algumas mães que me sentiriam como um peso ou um atrapalho.

       Quero te agradecer toda essa força divina, que a cada instante, deixas derramar sobre mim quando me amas, me cuidas e me escutas.

       Neste instante gostaria de te retribuir todos estes cuidados que me dás, mesmo já sabendo o que preciso ou quero, me deixas falar... pois, eu mesmo preciso me escutar... Assim, não me julgues desobediente, quando antes não me tiveres ensinado a escutar, me escutando.

       Quando me cuidas com carinho, eu também gostaria de te cuidar... Mas, tenho ouvido dizer que “quem ama cuida e, só cuida quem escuta...” Ensina-me a te escutar aprendendo a falar comigo.

       Imagino que no mundo de hoje fazer um filho feliz torna-se cada vez mais difícil. No entanto, se nós – os filhos – tivermos u’a MÃE QUE PRESTE, já teremos garantido grande parte deste êxito.

       Para que sejas minha MÃE DE VERDADE, preciso de teu amor incondicional e de ouvir a palavra NÃO... necessito também de limites.

       Então, preciso que me digas, várias vezes por dia, “mamãe ama você...” “você não é tolo...” mas, se quiser, pode fazer tolices, e , como ninguém gosta de criança tola, não irá gostar de você...ficará só eu gostando e, eu queria que todo mundo gostasse de você. Isto é amor incondicional. Há que me gostar sempre mesmo que não aceite o que eu faço. É como quando “deve-se amar o pecador, mas odiar o pecado”. Seu amor incondicional é o meu maior nutriente.

       Todavia, para te tornares mãe de verdade, precisas ainda me dizer a palavra não, sempre que necessário. Eu ainda não serei capaz de “entender”, mas perceberei internalizarei (sacarei), que até o fim de minha vida, alguém me precisará por limites: os médicos, por exemplo, e os guardiões da lei. Só nos tornaremos vencedores se nos ensinarem, a nós filhos, a vencer dores.

       Mãezinha, existem tantas coisas que eu gostaria ainda de te dizer e até outras de te pedir...mas, sei que sempre tens pressa e já deves ter te cansado com esta minha mensagem.

       No entanto, preciso também que me fales sobre um PAI MAIOR que mora num lugar bonito chamado Céu e que se esconde no coração de cada um daqueles que O procuram... Ensina-me a falar com ELE?!

       Conta-me como nascemos da vontade dEle para sermos felizes e termos alegrias... Que só viveremos até quando Ele quiser, posto que todo dinheiro do mundo não é capaz de nos conceder mais um dia de vida. Só o PAI do céu é o Senhor da vida e do bem.

       Se por acaso te esqueceres de religião, de igreja, de padres e pastores, jamais esqueças que Ele mora no teu e no meu coração... Ensina-me a conversar com Ele junto contigo, para agradecermos tudo que temos e tudo que somos.

       Com um beijo carinhoso do mais puro amor.

 

                                                     Teu/tua filho (a).

SOBRE O AUTOR -  Américo José de Castro Peixoto, nasceu em
Manaus-AM, em 1938, casado, estudou Filosofia, Pedagogia e Psicopedagogia.  É Bacharel em "Ciência da Educação" e pós-graduado em "Educação Inovadora, com Habilitação em Ensino Superior". Exerceu Magistério Superior e diversas funções de direção em órgãos públicos e privados. Há trinta anos, fundou o Núcleo de Estimulação da Criança-NECTAR, em Brasília, passando a dedicar-se, com exclusividade, ao atendimento psicopedagógico. Entre suas publicações impressas destacam-se: "Declaração de Compromisso do Professor para Ingressar no III Milênio" e "Caderneta de Poupança Emocional". Atualmente reside em Belém.  E-mail: ajpeixoto@uol.com.br

Entre suas publicações destaco: Toques & retoques: inflexões em psicopedagogia / Américo J C Peixoto. Editora Paka-Tatu, 2021. Belém-PA.  

Imagens da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário