Aspectos específicos ligam-se a esta questão, como os fatores sociais e psicológicos, da personalidade, do “comportamento’ nas unidades escolares e fora destas, o contexto e concepções. Faz-se necessário, por parte do educador, o reconhecimento das diferenças individuais e da identificação das especificidades que envolvem este aluno, para possibilitar a eliminação do “rótulo”, tão prejudicial em quaisquer situações e ambiente.
Nesta postagem, a história Chico Bento em Aluno-Problema (⤋) pode nos trazer algumas reflexões sobre situações escolares em que a “queixa” sobre um aluno-problema se faz presente.
No entanto, nós, educadores, devemos ver a situação apresentada – ou situações – não simplesmente como uma queixa e/ou rótulo, mas sim como um “problema” a ser solucionado para possibilitar a promoção do desenvolvimento do ser humano.
Isso considerando “problema” como nos dizem os matemáticos, como algo que diz respeito à parte de uma observação em que se tem algum conhecimento prévio para a tentativa de se conceber algo ainda desconhecido.
Ao transformarmos queixa em problema, teremos a possibilidade de pensar sobre o que se apresenta para ser “resolvido” e com novas ações pedagógicas.
(⤋) Chico Bento, personagem criado
em 1961 e inspirado em um tio-avô do cartunista brasileiro Maurício De Souza. Seu
nome é Francisco Antônio Bento, sua primeira revista foi lançada em 1982.
Chico
Bento representa um caipira. Gosta de andar descalço, usa chapéu de palha e
gosta de pescar. Frequenta uma escola, aonde na maioria das vezes chega
atrasado, esquece as tarefas, tira notas baixas e cria historias de pescador.
Fonte: Almanaque Temático. Chico Bento - ESCOLA. N° 25 de janeiro de 2013.
Interessante. Então temos que passar da queixa e pensarmos num problema a ser resolvido. Difícil mais interessante.
ResponderExcluirRosa, acredito que é por ai...
ExcluirGrata, pelo comentário.
Gosto muito do Chico Bento e das historias dele na escola. Gostei.
ResponderExcluirGrata.
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