sábado, 8 de outubro de 2016

Vida sem ética... Pondere!!

Recebi o vídeo Pondere por mensagem, num momento em que tinha presenciado, em um curto espaço de tempo, algumas cenas em que o individualismo, a banalização de valores, a falta de respeito com os outros se fizeram presentes.



Diante das cenas, lembrei das inúmeras conversas que tínhamos quando criança, eu e meus irmãos, com nosso pai. Sem termos a clareza da dimensão conceitual, estas eram conversas permeadas de reflexões éticas, eram referências...

Referências para que tivéssemos dentre outras coisas a noção do que poderíamos fazer ou não fazer, referências para a autorresponsabilidade, para o respeito consigo mesmo e para com os outros!


Já conhecia outras palestras e entrevistas com professor Leandro Karnal. Na palestra completa de onde Pondere foi editado, ele destaca que para algumas pessoas “a velocidade da transformação do mundo provocou a perda das referências”; destaca ainda a perda da noção de certo e errado, do uso de "por favor", "licença", "obrigado" como regras de convivência e não somente como regras de etiquetas.
  
Leandro Karnal chama atenção sobre a importância dos momentos de crise para a reflexão sobre o desconforto de possíveis mudanças e da necessidade da saída da zona de conforto.

Assim, os vídeos (Pondere e Vida Sem Ética da Mais Trabalho) aqui postados são convites à reflexão sobre a possibilidade de ressignificar nossas “zonas de conforto”, que, segundo Karnal, é o “primeiro passo para estabelecer o que deve permanecer e o que deve ser banido para sempre” de nossas vidas.

******************************************

Pondere é recorte da palestras em vídeo Vida Sem Ética da Mais Trabalho, de  Leandro Karnal – 2016, Editado por Marcio Leite/Pais do Absurdo. 




Vídeo com a palestra completa acesse aqui - Vida Sem Ética da Mais Trabalho 2016 - Leandro Karnal  https://youtu.be/fyt9IXUDUHM



Sobre Leandro Karnal

Nasceu em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, no dia 1 de fevereiro de 1963. É graduado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em Porto Alegre, e doutor pela Universidade de São Paulo (USP).
Foi professor do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Lecionou em cursinhos pré-vestibulares. É professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de História da América.
Trabalha na capacitação de professores da rede pública e na elaboração de material didático e de apoio ao professor. É autor, coautor e organizador de diversos livros, entre eles: Teatro da Fé: Representação Religiosa no Brasil e no México do Século XVI, (1998), História da Cidadania (2003), História na Sala de Aula (2005), Estados Unidos: a Formação da Nação (2005), História dos Estados Unidos: das origens ao Século XXI (2007) e Conversas com um Jovem Professor (2012).

Fonte: https://pensador.uol.com.br/autor/leandro_karnal/biografia/

************************************************************





8 comentários:

  1. Achei impressionante a imagem dos pés da bailarina!

    ResponderExcluir
  2. Lis Peixotooutubro 09, 2016

    Inspirador! Que observemos mais nossos pés: quanto tem do esquerdo no direito, e do direito no esquerdo! Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Lembrei de uma amiga, que diz que devemos dizer "Bom trabalho" e não "boa sorte" para quem se dedica no que faz... Por que não tem 'sorte' para quem se dedica e se esforça no que faz. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Excelente a escolha do vídeo. Uma imagem e um discurso marcantes que ajudam a refletir sobre valores e sobre respeito com os demais. Em um momento de certezas polarizadoras a reflexão é mais importante que nunca.

    ResponderExcluir