domingo, 26 de agosto de 2018

Educação Integral - Encontro Formativo -16/08/2018.


Em encontros formativos é muito comum ser solicitada sobre a disponibilidades dos slides que orientam a linha de pensamento para estes momentos. Diante destas solicitações tenho disponibilizado, aqui no blog, estas sistematizações.

A linha de pensamento tem como metodologia a apresentação dialogada/participativa, objetivando ressignificações de saberes e questionamentos sobre os pontos destacados e imagens apresentadas.


A visualização de ressignificações nas posturas com base em saberes refletidos, aprofundados, dialogados e imbricados por auto, hetero e ecoformações é sempre gratificante e reafirmam que os fazeres pedagógicos/profissionais necessitam de uma concepção de educação que humaniza.



Encontro Formativo com Educadores do Complexo de Educação Integral Aldeais de Aprendizagens.


Participantes: Educadores dos Cmei Hermann Gmeiner, Cmei Graciliano Ramos; da Escola Maria das Graças Vasconcelos e da Aldeia Infantis SOS.
Data: 16/08/2018.
Objetivo Geral: Ressignificar saberes sobre os fazeres pedagógicos na Educação Integral.

SUMÁRIO FORMATIVO

Educação Integral: concepções de desenvolvimento integral.


  • Concepções sobre o conceito de integral;
  • Projeto de vida;
  • Conceitos essenciais – Proposta Pedagógica, Educação Integral, Educação de Tempo Integral, Autonomia, Protagonismo, Desenvolvimento, Participação democrática, Desenvolvimento psicossocial, outros...
  • Considerações sobre a logomarca Educação Integral na Proposta/Semed (GT Educação Integral);
    • Propósitos e direções;
    • Matriz Histórica: Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire.
  • Periodização do desenvolvimento – primeira infância, segunda infância e adolescência.
  • Rudolf Steiner -antroposofia/setênios.

  • Educação Integral – Mandala dos Saberes.
    • Representação simbólica - Abordagem sistêmica
    • Proposta pedagógica de articulação, integração e interação de saberes escolares e saberes locais, entre a escola e a comunidade (efetivação da Educação Integral)
      • Dimensões do sujeito • Direitos de aprendizagem • Etapas • Áreas do conhecimento • Saberes do território •
        • Estratégias • Espaços, tempos, agentes e saberes - são transversais e perpassam todos os elementos da mandala.
  • Educação Integral – Princípios:
    • Diversidade de práticas, agentes, espaços e saberes;
    •  Desenvolvimento pleno - dimensões – física, intelectual, social emocional e simbólica;
    •  Aprendizagem permanente na vida e não apenas na fase escolar;
    •  Educando-estudante centro do processo (aprendizagem, interesse, sonhos, contexto);
    •  Educação integral realizada de forma intersetorial;
    •  Escola articuladora do processo educativo - construção participativa - inclui todos os segmentos - comunidade escolar e agentes envolvidos.
  • Ambiente para o desenvolvimento:
    • Saber o propósito da vida;
    •  Saber o que buscamos [realmente];
    •  Vivenciar autonomia e liberdade de ação;
    •  Experienciar a criação de imagens internas;
    •  Experienciar/relacionar “conteúdos/conceitos” internalizados pelo pensar critico.




Sônia Peixoto
smapeixoto@hotmail.com 

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