Em encontros formativos é muito comum ser solicitada sobre a disponibilidades dos slides que orientam a linha de pensamento para estes momentos. Diante destas solicitações tenho disponibilizado, aqui no blog, estas sistematizações.
A linha de pensamento tem como metodologia a apresentação dialogada/participativa, objetivando ressignificações de saberes e questionamentos sobre os pontos destacados e imagens apresentadas.
A visualização de
ressignificações nas posturas com base em saberes refletidos, aprofundados, dialogados
e imbricados por auto, hetero e ecoformações é sempre gratificante e reafirmam
que os fazeres pedagógicos/profissionais necessitam de uma concepção de
educação que humaniza.
Encontro Formativo com Educadores do Complexo de Educação Integral Aldeais de Aprendizagens.
Participantes: Educadores dos
Cmei Hermann Gmeiner, Cmei Graciliano Ramos; da Escola Maria das Graças Vasconcelos
e da Aldeia Infantis SOS.
Data: 16/08/2018.
Objetivo Geral: Ressignificar
saberes
sobre os fazeres pedagógicos na Educação Integral.
SUMÁRIO FORMATIVO
Educação Integral: concepções de desenvolvimento integral.
- Concepções sobre o conceito de integral;
- Projeto de vida;
- Conceitos essenciais – Proposta Pedagógica, Educação Integral, Educação de Tempo Integral, Autonomia, Protagonismo, Desenvolvimento, Participação democrática, Desenvolvimento psicossocial, outros...
- Considerações sobre a logomarca Educação Integral na Proposta/Semed
(GT Educação Integral);
- Propósitos e direções;
- Matriz Histórica: Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire.
- Periodização do desenvolvimento – primeira infância, segunda
infância e adolescência.
- Rudolf Steiner -antroposofia/setênios.
- Educação Integral – Mandala dos Saberes.
- Representação simbólica - Abordagem sistêmica
- Proposta pedagógica de articulação, integração e interação de
saberes escolares e saberes locais, entre a escola e a comunidade
(efetivação da Educação Integral)
- Dimensões do sujeito • Direitos de aprendizagem • Etapas • Áreas
do conhecimento • Saberes do território •
- Estratégias • Espaços, tempos, agentes e saberes - são
transversais e perpassam todos os elementos da mandala.
- Educação Integral – Princípios:
- Diversidade de práticas, agentes, espaços e saberes;
- Desenvolvimento pleno - dimensões
– física, intelectual, social emocional e simbólica;
- Aprendizagem permanente na
vida e não apenas na fase escolar;
- Educando-estudante centro do
processo (aprendizagem, interesse, sonhos, contexto);
- Educação integral realizada
de forma intersetorial;
- Escola articuladora do
processo educativo - construção participativa - inclui todos os segmentos
- comunidade escolar e agentes envolvidos.
- Ambiente para o desenvolvimento:
- Saber o propósito da vida;
- Saber o que buscamos
[realmente];
- Vivenciar autonomia e
liberdade de ação;
- Experienciar a criação de
imagens internas;
- Experienciar/relacionar
“conteúdos/conceitos” internalizados pelo pensar critico.
Sônia Peixoto
smapeixoto@hotmail.com
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