Participantes: Educadores dos Cmei Hermann Gmeiner e Cmei
Graciliano Ramos; da Escola Maria das Graças Vasconcelos e da Aldeia Infantis
SOS.
Data: 24/08/2018.
Objetivo Geral: Ressignificar saberes sobre os fazeres
pedagógicos na Educação Integral.
SUMÁRIO FORMATIVO
Princípios da escola de educação integral em tempo integral democrática.
·
Gestão democrática e participativa.
·
Concepção de formação humana integral.
·
Currículo integrado e integrador.
·
A escola como comunidade educativa e de
aprendizagem.
·
Estudante como protagonista de sua
aprendizagem.
·
Espaços de decisão coletiva: assembleias,
fóruns, roda de conversa, república de estudantes, grêmios, entre outros dispositivos.
·
Projetos de vida.
·
Tutoria.
Por uma educação transformadora: os sete
saberes da educação para o presente CARTA DE FORTALEZA. Fortaleza –Ceará-
Brasil. 24 de setembro de 2010.
[...]. 20. Para enfrentar
a incerteza, os processos educacionais deverão estar baseados, de forma
permanente, na aprendizagem para tomada de decisões, tanto pessoais como
coletivas. Realizar experiências, atividades e desenvolver programas e projetos
educativos que privilegiem o aprendizado da tomada de decisões e da democracia
devem constituir uma das competências dos profissionais da educação, para a
qual recomendamos que as administrações públicas e privadas garantam os
recursos para a formação docente necessária.
[...]. 21. A formação do
docente deverá ocorrer ao longo de sua vida profissional e a partir do
reconhecimento da pluralidade cultural, da multiplicidade de vozes e olhares,
privilegiando processos auto-eco-organizadores e emergentes, geradores de
processos auto-heteroreflexivos e explicativos da realidade. Devem ser evitados
processos de fragmentação, dominação cultural, autoritarismo, homogeneização e
linearização dos tempos humanos, promovendo ações permanentes para uma educação
democrática responsável e consciente.
Vida Dialógica
“A vida é dialógica
por natureza. Viver significa participar do diálogo: interrogar, ouvir,
responder, concordar etc. Nesse diálogo o homem participa inteiro e com toda a
vida: com os olhos, os lábios, as mãos, a alma, o espírito, todo o corpo, os
atos. Aplica-se totalmente na palavra, e essa palavra entra no tecido dialógico
da vida humana, no simpósio universal” (Bakhtin, [1979]; 2003:348).
Projeto de Vida
Elaboração - possibilidade de ver sistematizado a transformação de sonhos em algo
possível de ser realizado.
•
Estudante - com orientação e
acompanhamento de ações que dá sentido e significado ao estar na Unidade
Escolar.
•
Sentido no cotidiano escolar - foco de
destaque para o pensar, o sentir e o querer - diálogo permanente entre os
sonhos, conhecimentos, cultura, novas tecnologias, competências sociais e
outras aprendizagens.
•
Entrelaçamento da vida escolar com a
realização pessoal e as demais dimensões de vida.
•
Pensar o que se quer no futuro e elencar
ações possíveis para realizações.
Caminho
entre ‘como sou’ e o ‘como quero ser’.
•
Sistematizado
de várias formas.
•
Registrado e
datado – possibilidade de ser revistos, acompanhado e ressignificados periodicamente.
•
Forma
simplificada - o presente - O que me faz feliz? O que me deixa triste? O que
gosto de fazer na escola? Quais minhas qualidades? Quais minhas fraquezas?
•
O futuro -
Como quero estar daqui a 10 anos? (Aspectos relacionados à família, amigos,
profissão, saúde etc.). O que preciso fazer nos próximos anos para chegar neste
futuro? (cursos, mudar algumas atitudes, procurar ter bons pensamentos, fazer
novos amigos etc.). Acredito que meus estudos podem me ajudar de que forma?
Educação Integral
•
Processos
aprendizagens e dimensões [compromisso
de todos].
–
Ressignificação
de concepção de ver, de sentir e de cuidar.
–
Ampliação das
praticas pedagógicas e de gestão – valorização de iniciativa, liberdade de
escolha e desenvolvimento da autoresponsabilidade.
•
Aspectos
ligam-se a efetivação de ações autônomas, com a oportunidade de pensar
criticamente – avaliar, decidir, escolher e ainda de aprender a ser e de
responsabilizar-se por suas decisões.
Tutoria
Importância no
desenvolvimento integral - acompanhar, dar voz e orientações, durante o período
escolar.
•
Realizada no
espaço da Unidade Escolar - princípios da presença, da escuta, do diálogo, da tomada
de decisões, do pensar sobre, de encaminhamentos para resoluções de problemas,
de propostas de novos desafios e de registros dos processos, por uma pessoa
mais experiente.
•
Vários
desenhos - tutoria pedagógica e tutoria de aprendizagens.
•
Tutoria
pedagógica – professor e/ou pedagogo e/ou gestor.
•
Tutoria de
aprendizagens – professor, pedagogo, gestor, pais, ou qualquer outra pessoa da
comunidade escolar.
Tutor
Em qualquer das
modalidades [pedagógica/aprendizagens] - pessoa idônea, que
desperte confiança
e empatia, possuir padrão de ética e de bom conceito para assumir as
responsabilidades relacionadas à tutoria. Estar disponível, para exercer a
função.
•
Elaborar carta
de intenção e apresentar a Unidade Escolar.
•
Ser escolhido
pelo estudante/tutorados.
•
Ser
responsável por grupo de estudantes (até no máximo dezoito estudantes).
•
Orientar a
elaboração e acompanhar o Projeto de Vida.
•
Acompanhar as
aprendizagens – o que está estudando, plano de estudo, materiais, cadernos,
atividades a serem desenvolvidas etc.
•
Disponibilizar
à gestão, horários destinados a tutoria em consonância com o estudante e a
comunidade escolar.
–
Fixar
horários destinados a tutoria.
–
Manter
encontro sistemático com os tutorados - Elaborar/divulgar cronograma (gestão-
tutor).
•
Fazer parte
dos processos de avaliação e autoavaliação do seu fazer com os estudantes.
•
Orientar - a
solicitar ajuda, quando este sinalizar alguma dificuldade de entendimento no
aprendizado.
•
Escuta ativa
- uma das principais ações a ser vivenciada pelo Tutor.
–
Objetivo - desenvolvimento
integral do estudante. Necessário - desenvolvimento do ‘estudo autônomo’.
• Trabalhar
processos de autoresponsabilidades pela suas próprias aprendizagens, buscar
conhecer objetivos e aspectos de metodologia de estudo, elaborar Projeto de
Vida e plano de aprendizagens, para ser executado/vivenciado/ressignifivado
periodicamente.
•
Ser
responsável juntos com o grupo de tutorados por um Grupo de Responsabilidade.
–
Função de
responsabilidade por um aspecto a ser cuidado na Unidade Escolar.
•
Algumas sugestões... Apresentação da Unidade Escolar, Cuidados com
a higiene do ambiente, Cuidados com as plantas, Cuidados com a horta, Ambiente
amigável entre todos, Divulgação de eventos, Outros...
Referências
BARROS, Adriana Lúcia de
Escobar Chaves de. Baktin e a Construção do Sujeito Contemporâneo. In:
https://drive.google.com/file/d/1lerV7sMhQuiCJ67dNHYnUKdJ3h1N8UHE/view.
Acessado em 08de agosto de 2018.
MANAUS. Proposta de
Educação Integral. Secretaria Municipal de Educação, 2017.
Imagens: disponíveis na internet.
Sônia Peixoto
smapeixoto@hotmail.com
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