sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Educação Integral - Encontro Formativo – 24 de agosto de 2018.


ParticipantesEducadores dos Cmei Hermann Gmeiner e Cmei Graciliano Ramos; da Escola Maria das Graças Vasconcelos e da Aldeia Infantis SOS.
Data: 24/08/2018.
Objetivo Geral: Ressignificar saberes sobre os fazeres pedagógicos na Educação Integral.

SUMÁRIO FORMATIVO

Princípios da escola de educação integral em tempo integral democrática.

·        Gestão democrática e participativa.
·        Concepção de formação humana integral.
·        Currículo integrado e integrador.
·        A escola como comunidade educativa e de aprendizagem.
·        Estudante como protagonista de sua aprendizagem.
·        Espaços de decisão coletiva: assembleias, fóruns, roda de conversa, república de estudantes, grêmios, entre outros dispositivos.
·        Projetos de vida.
·        Tutoria.

Por uma educação transformadora: os sete saberes da educação para o presente CARTA DE FORTALEZA. Fortaleza –Ceará- Brasil. 24 de setembro de 2010.

[...]. 20. Para enfrentar a incerteza, os processos educacionais deverão estar baseados, de forma permanente, na aprendizagem para tomada de decisões, tanto pessoais como coletivas. Realizar experiências, atividades e desenvolver programas e projetos educativos que privilegiem o aprendizado da tomada de decisões e da democracia devem constituir uma das competências dos profissionais da educação, para a qual recomendamos que as administrações públicas e privadas garantam os recursos para a formação docente necessária.

[...]. 21. A formação do docente deverá ocorrer ao longo de sua vida profissional e a partir do reconhecimento da pluralidade cultural, da multiplicidade de vozes e olhares, privilegiando processos auto-eco-organizadores e emergentes, geradores de processos auto-heteroreflexivos e explicativos da realidade. Devem ser evitados processos de fragmentação, dominação cultural, autoritarismo, homogeneização e linearização dos tempos humanos, promovendo ações permanentes para uma educação democrática responsável e consciente.


Vida Dialógica

“A vida é dialógica por natureza. Viver significa participar do diálogo: interrogar, ouvir, responder, concordar etc. Nesse diálogo o homem participa inteiro e com toda a vida: com os olhos, os lábios, as mãos, a alma, o espírito, todo o corpo, os atos. Aplica-se totalmente na palavra, e essa palavra entra no tecido dialógico da vida humana, no simpósio universal” (Bakhtin, [1979]; 2003:348).

Projeto de Vida

Elaboração - possibilidade de ver sistematizado a transformação de sonhos em algo
possível de ser realizado.
         Estudante - com orientação e acompanhamento de ações que dá sentido e significado ao estar na Unidade Escolar.
         Sentido no cotidiano escolar - foco de destaque para o pensar, o sentir e o querer - diálogo permanente entre os sonhos, conhecimentos, cultura, novas tecnologias, competências sociais e outras aprendizagens.
         Entrelaçamento da vida escolar com a realização pessoal e as demais dimensões de vida.
         Pensar o que se quer no futuro e elencar ações possíveis para realizações.
            Caminho entre ‘como sou’ e o ‘como quero ser’.
         Sistematizado de várias formas.
         Registrado e datado – possibilidade de ser revistos, acompanhado e ressignificados periodicamente.
         Forma simplificada - o presente - O que me faz feliz? O que me deixa triste? O que gosto de fazer na escola? Quais minhas qualidades? Quais minhas fraquezas?
         O futuro - Como quero estar daqui a 10 anos? (Aspectos relacionados à família, amigos, profissão, saúde etc.). O que preciso fazer nos próximos anos para chegar neste futuro? (cursos, mudar algumas atitudes, procurar ter bons pensamentos, fazer novos amigos etc.). Acredito que meus estudos podem me ajudar de que forma?

Educação Integral

         Processos aprendizagens e dimensões  [compromisso de todos].
        Ressignificação de concepção de ver, de sentir e de cuidar.
        Ampliação das praticas pedagógicas e de gestão – valorização de iniciativa, liberdade de escolha e desenvolvimento da autoresponsabilidade.
         Aspectos ligam-se a efetivação de ações autônomas, com a oportunidade de pensar criticamente – avaliar, decidir, escolher e ainda de aprender a ser e de responsabilizar-se por suas decisões.

Tutoria

Importância no desenvolvimento integral - acompanhar, dar voz e orientações, durante o período escolar.
         Realizada no espaço da Unidade Escolar - princípios da presença, da escuta, do diálogo, da tomada de decisões, do pensar sobre, de encaminhamentos para resoluções de problemas, de propostas de novos desafios e de registros dos processos, por uma pessoa mais experiente.
         Vários desenhos - tutoria pedagógica e tutoria de aprendizagens.
         Tutoria pedagógica – professor e/ou pedagogo e/ou gestor.
         Tutoria de aprendizagens – professor, pedagogo, gestor, pais, ou qualquer outra pessoa da comunidade escolar.

Tutor

Em qualquer das modalidades [pedagógica/aprendizagens] - pessoa idônea, que
desperte confiança e empatia, possuir padrão de ética e de bom conceito para assumir as responsabilidades relacionadas à tutoria. Estar disponível, para exercer a função.
         Elaborar carta de intenção e apresentar a Unidade Escolar.
         Ser escolhido pelo estudante/tutorados.
         Ser responsável por grupo de estudantes (até no máximo dezoito estudantes).
         Orientar a elaboração e acompanhar o Projeto de Vida.
         Acompanhar as aprendizagens – o que está estudando, plano de estudo, materiais, cadernos, atividades a serem desenvolvidas etc.
         Disponibilizar à gestão, horários destinados a tutoria em consonância com o estudante e a comunidade escolar.
        Fixar horários destinados a tutoria.
        Manter encontro sistemático com os tutorados - Elaborar/divulgar cronograma (gestão- tutor).
         Fazer parte dos processos de avaliação e autoavaliação do seu fazer com os estudantes.
         Orientar - a solicitar ajuda, quando este sinalizar alguma dificuldade de entendimento no aprendizado.
         Escuta ativa - uma das principais ações a ser vivenciada pelo Tutor.
        Objetivo - desenvolvimento integral do estudante. Necessário - desenvolvimento do ‘estudo autônomo’.
  Trabalhar processos de autoresponsabilidades pela suas próprias aprendizagens, buscar conhecer objetivos e aspectos de metodologia de estudo, elaborar Projeto de Vida e plano de aprendizagens, para ser executado/vivenciado/ressignifivado periodicamente.
         Ser responsável juntos com o grupo de tutorados por um Grupo de Responsabilidade.
        Função de responsabilidade por um aspecto a ser cuidado na Unidade Escolar.
         Algumas sugestões... Apresentação da Unidade Escolar, Cuidados com a higiene do ambiente, Cuidados com as plantas, Cuidados com a horta, Ambiente amigável entre todos, Divulgação de eventos, Outros...


Referências

BARROS, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de. Baktin e a Construção do Sujeito Contemporâneo. In: https://drive.google.com/file/d/1lerV7sMhQuiCJ67dNHYnUKdJ3h1N8UHE/view. Acessado em 08de agosto de 2018.

MANAUS. Proposta de Educação Integral. Secretaria Municipal de Educação, 2017.

Imagens: disponíveis na internet.




Sônia Peixoto
smapeixoto@hotmail.com


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