sábado, 1 de setembro de 2018

Educação Integral - Encontro Formativo – 31 de agosto de 2018.


ParticipantesEducadores dos Cmei Hermann Gmeiner e Cmei Graciliano Ramos e da Escola Maria das Graças Vasconcelos.

Data: 31/08/2018.

Objetivo Geral: Ressignificar saberes sobre os fazeres pedagógicos na Educação Integral.




SUMÁRIO FORMATIVO

Educação Integral: Projeto de vida, Tutoria e Grupo de responsabilidades [cont].

Memória pedagógica... O que ficou do encontro de 24/08/18?

Projeto de Vida

Elaboração – sistematização de sonhos em algo a ser realizado - ‘como sou’ e o ‘como quero ser’.
        O PRESENTE O que me faz feliz? O que me deixa triste? O que gosto de fazer na escola? O que não gosto na escola? Quais minhas qualidades? Quais minhas fraquezas?
        •  O FUTURO - Como quero estar daqui a 10 anos? (família, amigos, profissão, saúde etc.). O que preciso fazer nos próximos anos para chegar neste futuro? (cursos, mudar algumas atitudes, procurar ter bons pensamentos, fazer novos amigos etc.). Acredito que meu projeto/estudo podem me ajudar de que forma?

Projeto de Vida (desenhado)

Nome:                                 Data:
Eu sou assim!
Meu nome é
Nasci no dia
No mês
O que me faz feliz?
O que me deixa triste?
O que gosto de fazer? (escola/cmei/casa)
O que não gosto de fazer?
O que gosto em mim?
O que não gosto em mim?
O que quero ser no futuro?
O que preciso fazer para conseguir?

Tutoria – Tutor
  • Elaborar carta de intenção e apresentar a Unidade Escolar.
  • Ser responsável juntos com o grupo de tutorados por um Grupo de Responsabilidade.
Necessidades formativas (GV – GO)

Orientações

  • Formação de dois grupos.
  • GV - Grupo da verbalização (interno) debate o tema.
  • GO - Grupo da observação (externo) observa sem fazer nenhum comentário.
  • Troca de posição dos grupos.
  • GV - Eleger um coordenador para conduzir a discussão do assunto, um redator para anotar as conclusões do grupo e um relator para ler/relatar as conclusões que chegaram.
  • (Auto)avaliação.

 

Educação Básica: Educação Integral e Integradora

  



    • Educação Infantil - (creche e pré-escola) - Mandala de Aprendizagens. 
    • Ensino Fundamental (I e II) - Mandala de Saberes.  



     
    Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil – Concepções.

    • JEAN PIAGET – 1896/1980.
    • LEV VIGOTSKI – 1896/1934.
    • HENRI WALLON – 1879/1962.
    • ALEXANDER LURIA – 1902/1977(psicólogo soviético especialista em psicologia do desenvolvimento).
    • ALEIXEI LEONTIEV – 1903/1979 (psicólogo soviético com trabalhos experimentais sobre o desenvolvimento do psiquismo infantil - conceito de atividade principal).
    • Desenvolvimento – EXPERIÊNCIAS.
    • Objetivo de Desenvolvimento - (Habilidade a ser desenvolvida).
    • Marcos de desenvolvimento - (Desenvolvimento esperado).
    • PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – trimestres.
    • Mandala de Aprendizagens.





    • Mandala de Aprendizagens Experienciadas (construção coletiva) 

    Referências

    BARROS, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de. Baktin e a Construção do Sujeito Contemporâneo. In: https://drive.google.com/file/d/1lerV7sMhQuiCJ67dNHYnUKdJ3h1N8UHE/view. Acessado em 08de agosto de 2018

    MANAUS. Proposta de Educação Integral. Secretaria Municipal de Educação, 2017

    MANAUS. Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação. Manaus - AM 2013

    MANAUS. Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação - Revisada e ampliada. Manaus – AM 2016
    Imagens: disponíveis na internet.

    Sônia Peixoto
    smapeixoto@hotmail.com



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário