Participantes: Educadores dos Cmei Hermann Gmeiner e Cmei
Graciliano Ramos e da Escola Maria das Graças Vasconcelos.
Data: 31/08/2018.
Objetivo Geral: Ressignificar saberes sobre os fazeres
pedagógicos na Educação Integral.
SUMÁRIO FORMATIVO
Educação Integral: Projeto de vida, Tutoria e Grupo de responsabilidades [cont].
Memória pedagógica... O que ficou do encontro de 24/08/18?
Projeto de Vida
Elaboração – sistematização de sonhos em algo a ser realizado - ‘como sou’ e o ‘como quero ser’.
• O PRESENTE O que me faz feliz? O que me deixa triste? O que gosto de
fazer na escola? O que não gosto na escola? Quais minhas qualidades? Quais
minhas fraquezas?
• O FUTURO - Como quero estar daqui a 10 anos? (família, amigos,
profissão, saúde etc.). O que preciso fazer nos próximos anos para chegar neste
futuro? (cursos, mudar algumas atitudes, procurar ter bons pensamentos, fazer
novos amigos etc.). Acredito que meu projeto/estudo podem me ajudar de que
forma?
Projeto de Vida (desenhado)
Nome: Data:
Eu sou assim!
Meu nome é
Nasci no dia
No mês
O que me faz feliz?
O que me deixa triste?
O que gosto de fazer? (escola/cmei/casa)
O que não gosto de fazer?
O que gosto em mim?
O que não gosto em mim?
O que quero ser no futuro?
O que preciso fazer para conseguir?
Tutoria – Tutor
- Elaborar carta de intenção e apresentar a Unidade Escolar.
- Ser responsável juntos com o grupo de tutorados por um Grupo de Responsabilidade.
Necessidades formativas (GV – GO)
Orientações
- Formação de dois grupos.
- GV - Grupo da verbalização (interno) debate o tema.
- GO - Grupo da observação (externo) observa sem fazer nenhum comentário.
- Troca de posição dos grupos.
- GV - Eleger um coordenador para conduzir a discussão do assunto, um redator para anotar as conclusões do grupo e um relator para ler/relatar as conclusões que chegaram.
- (Auto)avaliação.
Educação Básica: Educação Integral e Integradora
- Educação Infantil - (creche e pré-escola) - Mandala de Aprendizagens.
- Ensino Fundamental (I e II) - Mandala de Saberes.
Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil – Concepções.
- JEAN PIAGET – 1896/1980.
- LEV VIGOTSKI – 1896/1934.
- HENRI WALLON – 1879/1962.
- ALEXANDER LURIA – 1902/1977(psicólogo soviético especialista em psicologia do desenvolvimento).
- ALEIXEI LEONTIEV – 1903/1979 (psicólogo soviético com trabalhos experimentais sobre o desenvolvimento do psiquismo infantil - conceito de atividade principal).
- Desenvolvimento – EXPERIÊNCIAS.
- Objetivo de Desenvolvimento - (Habilidade a ser desenvolvida).
- Marcos de desenvolvimento - (Desenvolvimento esperado).
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – trimestres.
- Mandala de Aprendizagens.
- Mandala de Aprendizagens Experienciadas (construção coletiva)
Referências
BARROS, Adriana Lúcia de Escobar Chaves de. Baktin e a Construção do Sujeito Contemporâneo. In: https://drive.google.com/file/d/1lerV7sMhQuiCJ67dNHYnUKdJ3h1N8UHE/view. Acessado em 08de agosto de 2018
MANAUS. Proposta de Educação Integral. Secretaria Municipal de Educação, 2017
MANAUS. Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação. Manaus - AM 2013
MANAUS. Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação - Revisada e ampliada. Manaus – AM 2016
Imagens: disponíveis na internet.
Sônia Peixoto
smapeixoto@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário