quarta-feira, 7 de novembro de 2018

O que vejo, você vê?


Como vemos as coisas nos faz sentir e agir diferente. 
Algumas vezes as possíveis respostas sobre como vemos as coisas que nos cercam, podem ser desafiantes, outras até não são expostas por serem sentidas como uma exposição social negativa  etc.
O que vemos relaciona-se com experiências (nossas e dos outros)...
O essencial é pensarmos, questionarmos, avaliarmos, observarmos o que sentimos e exercitarmos o acolhimento do olhar do outro.
O que vejo, você vê ?







**"Muitas pessoas já viram e foram enganadas por alguma ilusão de ótica, mas você sabe como isso funciona?

Mesmo Aristóteles, ainda na Grécia antiga, apontou sobre a facilidade com que a mente pode ser enganada pelo que vê. Ele observou que quando se olhava para uma cachoeira e depois deslocava o olhar para rochas estáticas, parecia que as rochas estavam se movendo na direção oposta ao fluxo de água.
Nós ainda não compreendemos completamente o que acontece nos nossos cérebros quando vemos diferentes ilusões de ótica. Porém, desde o século 19, cientistas e artistas têm aprendido mais sobre esta relação entre a realidade e a percepção. 

Esta imagem não é um gif, então por que parece que está se movendo?

Esses círculos parecem estar em movimento devido a ilusão de ótica. Embora não seja inteiramente entendido como o cérebro percebe o movimento dessas imagens, em 2012, um estudo do Hospital St. Joseph e do Centro Médico em Phoenix descobriu que pequenos e rápidos movimentos oculares são responsáveis por parte da ilusão.
Se você focar seu olhar muito atentamente em um ponto da imagem, o movimento irá parar. [...]"


Imagens - internet
**Fonte e imagem em  https://www.hipercultura.com/como-funciona-a-ilusao-de-otica/

Um comentário: