terça-feira, 3 de dezembro de 2019

AULAS SOBRE EMOÇÕES...



Escola em Portugal dá aulas sobre emoções para crianças de 4 e 5 anos

                                                  Conhecimento para a vida!
                                                  Por Razões Para Acreditar - RPA

Uma escola em Portugal incluiu no currículo das crianças de 4 e 5 anos aulas sobre emoções. No jardim-escola João de Deus, em Leiria, na região central do país, os pequenos são ensinados a ficar mais alegres.


O projeto começou há dois anos e é uma parceria com a Associação Escola das Emoções, criada em 2014. O pequeno Valentim, de 7 anos, disse que está ali “para aprendera ficar mais legre”. As aulas também são oferecidas para alunos de até 9 anos de idade, como atividade extracurricular.


“Sinto orgulho quando sinto que vou conseguir. Às vezes fico impaciente porque o meu irmão mais novo está sempre me interrompendo e não quero ficar assim”, disse Valentim ao portal PÚBLICO.
Marcos Coelho, presidente da Associação Escola das Emoções, diz que a ideia é oferecer às crianças “ferramentas para elas se conhecerem melhor”. E acrescenta que o objetivo “não é controlar as emoções, mas sim saber identifica-las e geri-las”.

No início do ano letivo, a organização aplicou um teste para saber se havia alguma melhora no comportamento dos alunos. Os resultados mostraram que as crianças já não tinham tantos medos como antes, além de terem aprendido a controlar sua agressividade.

A professora Vera Sebastião revela que essa mudança surtiu efeito nas outras aulas. Por falar nisso, além das crianças, os professores também acompanham as aulas para aprimorar sua formação.
“É um projeto ajustado à ideia da vivência em conjunto. E isto é importante porque quanto melhor soubermos relacionar-nos com os outros, mas felizes seremos”, reflete Vera Sebastião.

Aulas sobre emoções.




SOBRE A ESCOLA
(https://www.leiria.joaodeus.com/escola/sobre-nos/)

A singularidade da instituição é definida por uma série de características que concorrem para a construção da sua identidade e para o sucesso das práticas que defendem:
salientam os princípios pedagógicos e a total coerência entre a teoria e a prática que norteiam quer os Jardins-Escolas João de Deus, quer a Escola Superior de Educação João de Deus (a ESE João de Deus, escola de formação dos nossos docentes, que garante de formação de qualidade e também a preparação privilegiada sobre metodologia específica);
Sua metodologia tem base na simplicidade, clareza e objetividade, com avaliação formal e contínua do desempenho dos docentes. Horário letivo diário alargado - que permite trabalhar diariamente todas as vertentes do desenvolvimento global das crianças. Conteúdos programáticos definidos para cada ano de escolaridade a partir dos três anos de idade, para otimizar o desenvolvimento das capacidades em cada faixa etária, permitindo que aos cinco anos os alunos tenham adquirido as competências necessárias à aquisição da leitura e da escrita. A educação privelegia os valores com base nos afetos. O sistema organizacional de funcionamento, possibilita o sucesso nos aspetos pedagógicos.


HISTÓRIA
(https://www.leiria.joaodeus.com/escola/historia-da-associacao/)

“João de Deus e João de Deus Ramos são dois grandes nomes da educação em Portugal. Um foi o pensamento, o outro a acção. Um fez o livro, o outro a escola.” - Júlio Dantas


A história desta Obra começa em 1865, quando o francês Monsier Robert, diretor da Casa Editora Roland, convida João de Deus a escrever uma cartilha para ensinar a ler.

Aceitando o desafio, João de Deus transformou no seu grande projeto de vida construir esse método de leitura. Terminou-o em 1876, embora a edição da Cartilha Maternal (assim lhe chamou) só estivesse completa em 1877. Era então o primeiro método de leitura verdadeiramente português.

Sentindo a necessidade de dar caráter mais amplo e perdurável à obra de instrução levada a cabo, João de Deus Ramos fundou em Coimbra, corria o ano de 1911, o primeiro Jardim-Escola João de Deus. E esse exemplo frutificou. Até 1953, data do seu falecimento, João de Deus Ramos criou 11 Jardins-Escola por todo o país.

A partir de 1920, a Associação de Jardins-Escola João de Deus (assim denominada desde a inauguração do primeiro Jardim-Escola) enriqueceu o número de alfabetizados por aquele Método: 135 640 crianças. Nesse ano iniciou-se a formação de Educadores de Infância, mas só em 1943 seria fundado, com caráter sistemático, o primeiro Curso de Didática Pré-Primária (designação dada por João de Deus Ramos). Vinte anos depois, começa a funcionar um Curso de Auxiliares de Educação Infantil (que viria a ser extinto em 1980), no intuito de evitar que as crianças estivessem entregues a vigilantes sem preparação especializada.

A Associação de Jardins-Escolas João de Deus mantém atualmente em atividade 46 Jardins-Escolas distribuídos por diversos pontos do país.

O que é hoje o Método João de Deus deve-se, em grande medida, às ideias pedagógicas do Poeta João de Deus (1830 – 1896), de seu filho, principal mentor, João de Deus Ramos (1878 – 1956), da sua neta Maria da Luz de Deus Ramos Ponces de Carvalho (1916 – 1999), do seu bisneto António Ponces de Carvalho (atual Presidente da Associação de Jardins-Escola João de Deus e Diretor da Escola Superior de Educação João de Deus), bem como a muitas pessoas que, ao longo dos anos, têm colaborado na obra educativa, cultural e humanista dos Jardins-Escola João de Deus.

Jardim-Escola João de Deus de Leiria [Escola de Ensino Fundamental em Leiria - Portugal

Fontes - https://razoesparaacreditar.com/educacao/escola-emocoes-criancas/
https://www.leiria.joaodeus.com/escola/sobre-nos/
https://www.leiria.joaodeus.com/escola/historia-da-associacao/

Fotos: NUNO FERREIRA SANTOS e Internet.

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