quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Saberes Necessários... Maria Montessori

Os 4 planos de desenvolvimento infantil de acordo com María Montessori



                                                                                                                   Por Pensar Contemporâneo

Para a Pedagoga Montessori, o que é relevante na evolução do ser humano é o desenvolvimento mental. É por isso que seu método distingue quatro planos de desenvolvimento da criança; que influenciam, de uma maneira ou de outra, na aprendizagem desta.

Não podemos perceber a criança como um adulto em miniatura, tanto física como mentalmente. Mais se possível, não poderíamos apontar a criança como uma dilatação específica do adulto, uma vez que a primeira está progredindo de forma constante e manifesta grandes diferenças de uma idade para outra.

Em outras palavras, a criança está em um processo ininterrupto de crescimento e transformação. É precisamente nessa característica essencial que a criança difere do adulto, que já atingiu a maturidade em seu desenvolvimento. Neste ponto, é apropriado salientar que a criança passa por uma série de estágios de desenvolvimento (estágios), é assim que Montessori os define, divididos cada um por alguns intervalos de transição. Dentro desses níveis de desenvolvimento do método Montessori, encontramos:



1. Mente absorvente da criança (de 0 a 6 anos)

Nesse estágio ou plano da infância, a criatividade e a mudança prevalecem. Por sua vez, esse nível de desenvolvimento infantil é dividido em:

*Mente Inconsciente (de 0 a 3 anos de idade): Durante este espaço de tempo, a mente está em constante aquisição inconsciente daquelas aprendizagens que proporcionam o ambiente mais próximo da criança. Um exemplo claro é a aquisição de linguagem. Ao longo deste estágio, também, a diferença entre o real e o irreal é compreendida; as coordenações visuomotoras; hábitos de higiene pessoal e independência. Como uma ferramenta exploratória para essa absorção, as crianças fazem uso de todos os seus sentidos.

*Mente consciente (dos 3 aos 6 anos de idade): Neste período de tempo, a mente do bebê torna-se consciente; e ele faz isso através do movimento. Isso é que a mente se sensibiliza ante cada ação e as repercussões que ela tem no ambiente onde ocorre; Agora a mente está ciente de suas ações. Durante esta fase, habilidades como concentração, vontade ou memória são trabalhadas. Agora a criança tem controle do ambiente e não o ambiente sobre ela como aconteceu na fase anterior. Os sentidos são novamente os protagonistas da aprendizagem; Nesta ocasião, as mãos são definidas como uma ferramenta consciente e não como meros receptores de estímulos.



2. Período da infância (dos 6 aos 12 anos)

Este segundo plano é caracterizado pela estabilidade; Na infância, os sujeitos utilizam as informações previamente aprendidas, bem como as informações recém adquiridas para responder a perguntas como “por que”, “como” e “quando”. Ao mesmo tempo, os interesses mais complexos são despertados e as relações sociais aumentam, assim como as abordagens morais.

3. Adolescência (de 12 a 18 anos)

O terceiro nível de desenvolvimento, Montessori entende por duas fases contíguas:

*Liberdade (de 12 a 15 anos): fase de configuração ou criação que Montessori associa a um “novo nascimento”. Ao longo dele, ocorrem mudanças físicas e psicológicas. Dentro deste último são sentimentos de dúvida, insegurança, explosões emocionais, etc. Segundo Montessori, o aspecto acadêmico deve respeitar o desenvolvimento social e cooperar nesse desenvolvimento.

*Adolescência (dos 15 aos 18 anos): Esta é uma fase de consolidação e crescimento de interesses, onde se manifesta uma certa preocupação pela posição que se tem dentro do mundo adulto. Essa preocupação estará ligada à questão da responsabilidade social.

4. Maturidade (de 18 a 24 anos)

Todos os planos do desenvolvimento ou etapas anteriores concluem na maturidade. É hora de a criança entrar na sociedade adulta, manter uma estabilidade social e emocional e começar um desenvolvimento evolutivo estável.

É assim que a Pedagoga Montessori compreende o desenvolvimento das crianças, em paralelo a isso, gostaria de acrescentar que Maria Montessori propôs outra forma, além da apresentada acima, sobre os planos de desenvolvimento. Essa outra forma eu batizo como a lâmpada por causa da semelhança do desenvolvimento humano com “uma fonte que está escondida nas trevas e emerge na luz” (María Montessori, 1951).


FONTE - https://www.pensarcontemporaneo.com/os-4-planos-de-desenvolvimento-infantil-de-acordo-com-maria-montessori/?fbclid=IwAR3Q6yChCAlnHT3Q1Q4inRREACrmENNu0klRVJvipFzlsx61xOABFffe9O0 


Sobre Maria Montessori - Maria Tecla Artemisia Montessori (1870-1952) foi uma
pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a criadora do “Método Montessori” que revolucionou o ensino na educação infantil.

Nasceu em Chiaravalle, norte da Itália, no dia 31 de agosto de 1870. Em sua adolescência mostrou interesse por biologia e decidiu estudar medicina na Universidade de Roma, mesmo enfrentando a resistência do pai, que desejava que ela seguisse a carreira de professora. Na universidade, um dos problemas enfrentados pela aluna era na sessão de dissecação, quando precisava ficar sozinha, pois não podia executá-la junto com os homens.

Formada em 10 de julho de 1896, Maria Montessori se tornou uma das primeiras mulheres a concluir medicina em uma universidade na Itália. Fugindo do preconceito da sociedade da época, de uma mulher exercer a profissão, decidiu trabalhar na área da psiquiatria. Em diversas visitas a asilos, percebeu o tratamento desumano dado às crianças. Iniciou suas pesquisas sobre crianças portadoras de necessidades especiais e a partir do estudo da obra de Séguin, passou a criar materiais que mais tarde fariam parte de seu método.

Aos 28 anos, defendeu no Congresso Médico Nacional, em Turim, a tese de que a principal causa do atraso no aprendizado de crianças especiais era a ausência de materiais de estímulo para o desenvolvimento adequado. Buscando se especializar, formou-se em Pedagogia e envolveu-se com a Liga para a Educação de Crianças com Retardo, sendo nomeada codiretora de uma escola especializada. Nesse período, adaptou os materiais existentes e criou diversos outro, obtendo excelentes resultados.

Maria Montessori resolveu se dedicar integralmente à Educação. Em 1904, passou a lecionar na Escola de Pedagogia da Universidade de Roma, onde ficou até 1908. Em 1907, ainda lecionando, surgiu a oportunidade de trabalhar com crianças que não apresentavam nenhuma característica especial, quando foi convidada para criar uma escola para um conjunto habitacional popular que estava sendo construído no bairro de San Lorenzo. Associada ao governo de Roma construiu a “Casa dei Bambini” (Lar das Crianças), que se tornaria o palco da maior revolução educacional do mundo. As crianças do lar mostravam-se concentradas e tranquilas, e logo aprendiam a ler e escrever.

Em 1909, Maria Montessori escreveu “Pedagogia Científica”, que se eternizou com o título “Método Montessori”. Em 1912 foi para os Estados Unidos, para lecionar em Nova Iorque e em Los Angeles. Em 1916 esteve em Barcelona e em 1920 lecionou em Londres. Com o sucesso do “Método Montessori”, diversas “casas” foram ciadas na Itália. Em 1922 foi nomeada, pelo governo, a Inspetora Geral das Escolas da Itália.

Com a ascensão do regime fascista de Mussolini, várias escolas especializadas no Método Montessori foram fechadas, e em 1934 a educadora decidiu deixar seu país. Em 1936, trabalhando na Espanha, mais uma vez foi obrigada a fugir, quando explodiu a Guerra Civil Espanhola. Permaneceu na Holanda durante algum tempo, mas em 1939 foi para a Índia onde lecionou durante sete anos. Em 1946 voltou para seu país. Em 1947, com 76 anos, Maria Montessori falou para a UNESCO sobre “Educação e Paz”. Em 1949 recebeu a primeira das três indicações ao Prêmio Nobel da Paz. Com 81 anos participou do 9º Congresso Montessori Internacional.

Maria Montessori faleceu na cidade de Noordwijk, na Holanda, no dia 6 de maio de 1952.
FONTE - https://www.ebiografia.com/maria_montessori/

       

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