segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Lances Inocentes (filme)

 

SINOPSE

Josh Waitzkin é um típico garoto de sete anos. Mas é também um gênio do xadrez. Seu pai é um cronista esportivo decidido a torná-lo um campeão. 

Este é um filme sobre a comovente lição que ambos aprendem: a única coisa que não podem perder é o amor que sentem um pelo outro. 

Laurence Fishburne e Ben Kingsley têm atuações marcantes neste empolgante filme, sobre a promessa e o milagre da vida.

Título Original: Searching for Bobby Fischer

Drama, EUA, 1993, 110 min.; COR

Título no Brasil: Lances Inocentes

Direção: Steven Zaillian

(Fonte: Interfilmes)

.................................................................................

VIDA REAL - (informações pessoais)

Nome completo: Joshua Waitzkin, nascimento em 4 de dezembro de 1976, Nova Iorque,


EUA. Título: Mestre Internacional. É um enxadrista, artista marcial e escritor americano.

Começou a jogar xadrez aos 6 anos de idade. Como um competidor escolar, ganhou 8 títulos nacionais e sua carreira juvenil estava imortalizada quando a Paramount Pictures lançou Lances Inocentes, filme baseado na sua vida e amor ao xadrez. Josh se tornou um Mestre Nacional aos 13 anos de idade e Mestre Internacional aos 16 anos. Waitzkin é conhecido pelo seu estilo de ataque sem medo e profundo entendimento de finais de jogos.

Atualmente Waitzkin se dedica a prática das artes marciais, inicialmente o Tai Chi Chuan com o mestre William Chen, tendo vencido diversos campeonatos nacionais e internacionais. Waitzkin também alcançou a graduação faixa preta no Brazilian Jiu Jitsu sob a orientação do sensei brasileiro e campeão mundial Marcelo Garcia. Watzkin e Garcia são fundadores da Marcelo Garcia Academy.

Watzkin é autor do bestseller The Art of Learning: An Inner Journey to Optimal Performance, obra que versa sobre desenvolvimento pessoal, na qual ele relata suas experiências pessoais e métodos de aprendizado que o levaram a ser mestre e campeão no tabuleiro e nas artes marciais que domina.

Trabalhou com a empresa desenvolvedora de Games Ubisoft num dos dos maiores softwares de xadrez, o Chessmaster. Seu personagem aparece no game com um dos desafiantes e também é o professor virtual do jogo.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

.................................................................................

Josh é um menino norte-americano de sete anos de idade que aprende a jogar xadrez
observando um grupo de moradores de rua em uma Praça de Nova Iorque, local em que se revela seu interesse e habilidade, sua mãe o observa com atenção, curiosidade e amor e pede ao pai que jogue com o menino. O pai um cronista esportivo mostra-se inicialmente distante do filho, entretanto passa a dedicar ao recém-descoberto aprendizado do garoto após o mesmo vence-lo seguidas vezes. Resolve contratar o melhor professor para lhe ensinar a técnica do jogo e começa a inscrevê-lo em campeonatos, nos quais é tido como uma revelação. O sucesso ameaça torna-se obsessivo e o garoto demonstra o desejo de treinar com o pessoal da praça, mas o pai o impede. Após uma derrota em uma partida, pai e filho tem uma rara oportunidade de reavaliar sua relação. O menino expressa seus sentimentos em relação ao distanciamento afetivo e este retoma suas ideias e posturas e passa a acompanhar seu treinamento na praça. O que se sucede são conquistas de prêmios que o projetam no mundo do xadrez.

Josh revela facilidade de aprendizagem, raciocínio e memória; passa a perceber as jogadas com interesse e demonstra excelente capacidade de atenção e concentração, bem como para examinar e armazenar as informações recebidas, associar e fazer combinações utilizando princípios de análise e síntese visual e viso motora com êxito, coragem, ousadia e criatividade. Quando necessário age com ponderação, programa e verifica suas ações, reformula mentalmente e refaz os lances para obter melhores resultados, pois a atividade de jogar xadrez exige a criação de intenções, planos e estratégias.

A mãe de Josh buscava o garoto na escola e na volta pra casa ele pede para ir ao Parque
“ver os homens jogarem”. A mãe estranha o pedido perguntando “que homens?”. Mas, consente e leva-o ao local. Em outro dia, passando pelo mesmo parque, veem um homem sentando em uma mesa com um tabuleiro de xadrez e uma placa que diz: “jogo ou foto… 5 dólares”. E a mãe propõe que o garoto jogue uma partida. Ele perde, mesmo assim a mãe fica surpresa por ver que o filho de sete anos, conhece as regras desse jogo, sem ninguém ter ensinado. Conta, então, ao pai do menino que a princípio não acredita, mas depois fica igualmente surpreso.

Josh parece ter grande capacidade intelectual Geral: caracterizada por “rapidez de pensamento, compreensão e memoria elevadas, capacidade de pensamento abstrato, curiosidade intelectual, poder excepcional de observação” (Virgolim 2007, p. 28). No caso específico de Josh, pode-se observar, “facilidade de aprendizagem, raciocínio e memória; passa a perceber as jogadas com interesse e demonstra excelente capacidade de atenção e concentração, bem como para examinar e armazenar as informações recebidas, associar e fazer combinações utilizando princípios de análise e síntese visual e viso motora com êxito, coragem, ousadia e criatividade. Quando necessário age com ponderação, programa e verifica suas ações, reformula mentalmente e refaz os lances para obter melhores resultados, pois a atividade de jogar xadrez exige a criação de intenções, planos e estratégias.”

Após perceber a facilidade com que Josh jogava xadrez, seus pais decidiram contratar o
melhor professor para que o menino pudesse desenvolver suas habilidades. Além disso, os pais representados nesse filme são o ideal descrito por Virgolim (2007, p. 16) acreditavam na importância do trabalho árduo e ativo, com ênfase na autodisciplina e em dar o melhor de si para se alcançar o objetivo proposto; demonstravam estar orgulhosos das habilidades do filho e de suas realizações, inclusive mostrando interesses similares aos deles, ajudando-os a organizar o tempo, a estabelecer prioridades e a manter altos padrões para que a tarefa fosse completada. Ou seja, combinam apoio e altas expectativas, encorajam a criança, providenciam oportunidades e recursos, no caso do filme, além de contratar um professor de xadrez particular, incentivam o filho a participar de competições onde esse talento é muito valorizado.

Muitas vezes os profissionais da escola regular não estão preparados para receber alunos
como Josh. São varias as situações que podem ocorrer. Às vezes, aluno aprende com tamanha facilidade/velocidade que acha a aula monótona e desinteressante. Se a professora não está preparada para lidar com esse aluno, talvez seus níveis de afinidade não sejam compatíveis, o que interfere na relação e consequentemente na dinâmica da sala de aula. Quando a alta habilidade já foi diagnosticada, o professor pode se sentir despreparado ou incapaz se não conhece as reais necessidades de um aluno com superdotação, pode pensar que somente alguém com o mesmo nível intelectual, têm capacidade de ensinar-lhe algo, ou pior, pode pensar que já que ele é tão inteligente, não precisa de sua atenção. Mas essas são só alguns dos problemas que podem ocorrer quando se tem uma equipe escolar despreparada para receber esse aluno.

Josh teve a sorte de estar em um ambiente propício ao desenvolvimento de suas potencialidades, seu pai, comentarista esportivo, logo que percebeu o talento do filho para o Xadrez contratou um professor particular para ensinar a técnica ao garoto. O que é favorável no caso de Josh é que os adultos a seu redor tem um olhar diferenciado, que busca conhecer suas necessidades e buscar meios para satisfazê-las.



Fonte: https://umapsicologa.wordpress.com/2014/03/18/filme-lances-inoscentes/  

2 comentários:

  1. Não sei se o mais interessante é o filme ou os comentários sobre a vida real. Obrigado pelos dois :)

    ResponderExcluir