quinta-feira, 20 de maio de 2021

SONHOS EM VIGÍLIA EM ABRIL DE 2021. (Nelson Peixoto)

 

O mês que os olhos ficaram mais abertos, calçamos o desejo de transmitir a paz e viver como testemunhas do Ressuscitado. Caminhamos assim para descobrir novos locais de missão.

Modestamente, situei-me num novo momento de vida, em um espaço fora das Aldeias SOS, o qual era meu local de moradia e também de referência de crianças, adolescentes e famílias, plantas e bichos. Tempo feliz de uma equipe que me apoiou, nunca esquecerei! 

Mês de rumos novos, de prospecção e pequenas descobertas. Tempo de olhar e mapear o território próximo no qual estou mergulhando lentamente. Tempo também de sondar o chão da Vila Amazônia, parte do bairro de Nossa Senhora das Graças e da história de Manaus que marcou a Assistência Social na cidade.

Refiro-me aqui ao Parque do Idoso, da Casa dos Velhinhos Dr. Thomas, dos becos da Vila Amazônia que ficam atrás das casas, lojas e empresas à direita da Av. Djalma Batista, sentido bairro. Mais ainda do igarapé do Mindú, cuja margem é povoada por gente humilde que vive com dificuldades.

Tais locais são contrariamente vividos em comparação ao Vieiralves dos bons restaurantes e dos condomínios mais confortáveis.

A Páscoa, em plena pandemia, aconteceu tal qual  como em Jesus, de morte e de vida, perdas e ganhos de eternidade, fé e esperanças! Quantos amigos foram mais cedo para Deus! Deixando saudades em forma de lágrimas e dores na alma dos amigos que ainda ficaram para lutar pela saúde de todos, pela justiça do Reino que Jesus disse estar no meio de nós. O seu mandato: "Ide e curai" teve eco em nós e nos mobilizou para ajudar.

Abril de lembrança de meu pai que, se estivesse vivo na terra,  estaria completando 117 anos. Memória de fiéis servidores da vida social como o Dr. Thomas, e também o Dr. Heitor Dourado. Este último foi o criador da Fundação de Medicina Tropical de Manaus, e foi também meu professor no começo dos anos 70. Sobre ele, prometo escrever mais tarde.


Mês de flores na chuva abundante, de aconchego para os que moram bem. Tempo de tristeza para os que perdem telhados com a força dos ventos. De águas que apavoram no meio da noite com o transbordamento dos igarapés. 

Mês dos sonhos povoados de Esperança: fim da pandemia, vacinação geral, saúde do corpo e da alma, retorno de crianças para a Escola, mais trabalho, remuneração justa e emprego. Tudo isso sendo alimentado com a vontade de ver o mundo diferente, em tempo de conciliação baseada nos valores que emergem do coração tocado pela presença de Deus amigo, que nos convida a ser parte da humanidade solidária na dor e na alegria. Somos crentes da Vitória da Vida em terra cuidada como habitação de todos. 
Cremos: "Jesus habita entre nós" movendo nossas forças contra tudo que nega a experiência de vida na carne e no espírito. Tudo se faz certeza na Copiosa Redenção, acontecida por Jesus e continuada por cada um de nós. 

(NP - 30.04.21).


Sobre o Autor -  Nelson Peixoto -  Filósofo, Contador de histórias, Escritor de artigos de sua experiência de vida. Foi conselheiro de Direitos da Infância, Professor universitário, Gestor das Aldeias Infantis SOS Brasil,  por 26 anos, em Manaus e Brasília onde se empenhou com dedicação ao fortalecimentos de laços entre as crianças, os jovens e as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário