A formação de professores da rede municipal sempre
foi objeto da ação de um setor da Secretaria, criado em 2001. Este
setor passou por varias mudanças estrutural e em sua denominação. Atualmente é denominado
de Divisão de Desenvolvimento
Profissional do Magistério – DDPM.
Neste espaço de formação, em 2006, muitas foram as discussões sobre limites e possibilidades
das/nas “várias formas de formação” que foram e seriam desenvolvidas neste ano.
As reflexões, surgidas nas discussões, deram destaque à cultura de estudo e a
prática reflexiva como fundamentais no processo formativo do programa de
formação Tapiri.
Assim sendo, o desenho formativo apresentava-se
no desafio de estabelecer e/ou ressignificar a cultura de estudo nas unidades
escolares. Mas além deste desafio, outros desafios e questionamentos surgiam
nas reflexões do grupo de formadores. O que estava faltando ou estava
necessitando ser sistematizado na formação do formador?
Muitos
foram as falas diante deste questionamento. O que levou-nos a criarmos um grupo
de estudo - eu e mais cinco formadoras[i].
Alguns aspectos deveriam ser considerados na escolha do nome: grupo de estudo
sobre o magistério com foco na formação continuada, com construções
e desconstruções de saberes profissionais da educação para ampliação de identidade.
Diante
das sugestões dadas, foi escolhido no nome Grupo de Estudo do Magistério – GEMA,
por possibilitar em seu significado figurado à ideia de: parte essencial; centro; âmago; o que há de mais puro; “da gema”; genuíno;
pedra preciosa. Foram
formulados objetivos e elaboração de alguns critérios para a participação: por adesão, encontros de duas
horas por semana, cumprimento do horário (de inicio e término), coordenação do estudo compartilhada,
com escolha antecipada do responsável pelo momento de estudo e leitura
antecipada dos textos relacionados.
Ficou combinado ainda, que após a leitura de três
textos, deveríamos produzir em grupo e/ou individualmente, artigos, a serem
socializados nas formações. Os encontros deveriam ser registrados,
ficando os mesmos sob a responsabilidade do coordenador de estudo.
Diante do exposto, socializo aqui o texto Cultura
de estudo: prática ou processo? elaborado
no GEMA, e postado no Blog Ofs em fevereiro de 2013, por Sônia Peixoto, Ana Claudia Sá, Patrícia Hosterno , Nazaré Barroso e Selma Nascimento.
**** Para ler o artigo acesse o linkAcesse: Cultura de estudo: prática ou processo?
**** Para ler o artigo acesse o linkAcesse: Cultura de estudo: prática ou processo?
[i] Componentes
do Grupo de Estudo do Magistério - GEMA: Ana Cláudia Sá, Nazaré Barroso, Patrícia
Hosterno, Selma Nascimento, Soraya Lima e Sônia Peixoto.
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Sônia Peixoto
Cultura de estudo.
ResponderExcluirNossa, ha poucos dias,lembrei sobre as formações em que falavas sobre isso e de como isso foi importante para minha vida. Agradeço os grandes foruns que fizemos em formação. E pra tranquilizar, continuo junto aos meus pares. Saudade!
Fico feliz! Grata.
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