quinta-feira, 23 de junho de 2016

Cultura de Estudo - formação do formador!

A formação de professores da rede municipal sempre foi objeto da ação de um setor da Secretaria, criado em 2001. Este setor passou por varias mudanças estrutural e em sua denominação. Atualmente é denominado de Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM.

Neste espaço de formação, em 2006, muitas foram as discussões sobre limites e possibilidades das/nas “várias formas de formação” que foram e seriam desenvolvidas neste ano. As reflexões, surgidas nas discussões, deram destaque à cultura de estudo e a prática reflexiva como fundamentais no processo formativo do programa de formação Tapiri.
Assim sendo, o desenho formativo apresentava-se no desafio de estabelecer e/ou ressignificar a cultura de estudo nas unidades escolares. Mas além deste desafio, outros desafios e questionamentos surgiam nas reflexões do grupo de formadores. O que estava faltando ou estava necessitando ser sistematizado na formação do formador?
Muitos foram as falas diante deste questionamento. O que levou-nos a criarmos um grupo de estudo - eu e mais cinco formadoras[i]. Alguns aspectos deveriam ser considerados na escolha do nome: grupo de estudo sobre o magistério com foco na formação continuada, com construções e desconstruções de saberes profissionais da educação para ampliação de identidade.
Diante das sugestões dadas, foi escolhido no nome Grupo de Estudo do Magistério – GEMA, por possibilitar em seu significado figurado à ideia de: parte essencial; centro; âmago; o que há de mais puro; “da gema”; genuíno; pedra preciosa.                                                                        Foram formulados objetivos e elaboração de alguns critérios para a participação: por adesão, encontros de duas horas por semana, cumprimento do horário (de inicio e término), coordenação do estudo compartilhada, com escolha antecipada do responsável pelo momento de estudo e leitura antecipada dos textos relacionados.
Ficou combinado ainda, que após a leitura de três textos, deveríamos produzir em grupo e/ou individualmente, artigos, a serem socializados nas formações. Os encontros deveriam ser registrados, ficando os mesmos sob a responsabilidade do coordenador de estudo.
Diante do exposto, socializo aqui o texto Cultura de estudo: prática ou processo?  elaborado no GEMA,  e postado no Blog Ofs em fevereiro de 2013, por  Sônia Peixoto, Ana Claudia Sá, Patrícia Hosterno, Nazaré Barroso e Selma Nascimento.

**** Para ler o artigo acesse o linkAcesse: Cultura de estudo: prática ou processo?



[1] Formadoras da Coordenadoria de Formação e Pesquisa do Magistério - CFPM, SEMED - Manaus/AM.


[i] Componentes do Grupo de Estudo do Magistério - GEMA: Ana Cláudia Sá, Nazaré Barroso, Patrícia Hosterno, Selma Nascimento, Soraya Lima e Sônia Peixoto.

2 comentários:

  1. Laura Carneirojunho 24, 2016

    Cultura de estudo.
    Nossa, ha poucos dias,lembrei sobre as formações em que falavas sobre isso e de como isso foi importante para minha vida. Agradeço os grandes foruns que fizemos em formação. E pra tranquilizar, continuo junto aos meus pares. Saudade!

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