sexta-feira, 31 de março de 2017

Currículo: Intencionalidades (Parte 1)

Em encontros recentes com gestores e assessores de Educação Infantil (Creches - 20/03/17 e Pré-Escola – 24/03/17[1]), procurei seguir uma linha de raciocínio que possibilitasse o pensar, o sentir e o querer ressignificar as “praticas” vivenciadas na Educação do Município de Manaus.

Ressignificar com base no documento que foi elaborado em 2013, onde a principal intencionalidade é “subsidiar[2] os profissionais envolvidos, (...) sobre o desenvolvimento de saberes e práticas específicas à educação da criança pequena matriculada na primeira etapa da Educação Básica”.

Em conversas e encontros sobre educação integral, tenho insistido que a proposta de Educação Infantil do Município de Manaus é de educação integral e de princípio democrático – de desenvolvimento integral.

No que se refere à elaboração da proposta Foi elaborada com base nos “documentos oficiais do Ministério de Educação, nos pareceres e Resoluções da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação”, textos legais publicados pelo Conselho Municipal de Educação de Manaus, todos estes pautados nas teorias científicas sobre infância e desenvolvimento.

Ainda no processo de elaboração foi assegurada a participação democrática da comunidade, gestores, pedagogos e crianças por meio de escuta pedagógica e outros instrumentos.

No encontro de 20/03/17 - Creche

Destacamos a importância de assegurar os direitos da criança (relacionados na proposta), sobre os aspectos da estrutura organizacional, sobre o ambiente educativo e importância de saberes das características que marcam a infância. 
Ainda, sobre a formação dos profissionais da infância, que é determinante para o Desenvolvimento Integral da criança.

Tratarmos da Mandala do Currículo - Mandala de Aprendizagens e as relações com a proposta da Semed.

Finalizamos sinalizando que o desenvolvimento integral e as aprendizagens significativas são indissociáveis da intencionalidade do educador e que é necessário ressignificar SEMPRE. Propus que refletíssemos sobre a ‘cantiga’ - Todo mundo Chegou, cantada pela Eliana, que apresenta uma concepção de infância “dirigida” por um adulto que usa diminutivos como expressão de afetividade, que não lhe dá voz e nem protagonismo, onde o desenvolvimento da autonomia infantil não é experienciado.




[1] Sobre este encontro farei considerações na próxima postagem.
[2] Proposta Pedagógico-Curricular de Educação Infantil-Semed, Manaus/AM, 2013.


SLIDES ACESSE AQUIMandala do Curriculo_Aprendizagens_Creche


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4 comentários:

  1. Estive nesse encontro foi muito importante e necessário o esclarecimento sobre a aplicabilidade dá proposta, acredito ser este o caminho para de fato efetivar significativamente a aprendizagem da criança. Obrigada Sônia Peixoto!

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    1. Mari, grata pelo teu comentário!
      A próxima postagem será sobre o encontro com os gestores e assessores de Pré-Escola.

      Grata!

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  2. Fico chateada quando alguém diz que não seguimos a proposta da Semed.
    Mas lhe vendo falar em "ressignificar" e sobre os indicadores de qualidade, fique triste em ver que eu e minhas professoras precisamos RESSIGNIFICAR MUITO.
    Obrigada, Professora Sônia.

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    1. Graça, fico feliz em contribuir com a ressignificação dos saberes e fazeres de tua equipe.

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