Em encontros recentes com
gestores e assessores de Educação Infantil (Creches - 20/03/17 e Pré-Escola –
24/03/17[1]), procurei seguir uma linha de raciocínio
que possibilitasse o pensar, o sentir e o querer ressignificar as “praticas”
vivenciadas na Educação do Município de Manaus.
Ressignificar com base no documento que foi elaborado em 2013, onde a principal intencionalidade é “subsidiar[2] os profissionais envolvidos, (...) sobre o desenvolvimento de saberes e práticas específicas à educação da criança pequena matriculada na primeira etapa da Educação Básica”.
Ressignificar com base no documento que foi elaborado em 2013, onde a principal intencionalidade é “subsidiar[2] os profissionais envolvidos, (...) sobre o desenvolvimento de saberes e práticas específicas à educação da criança pequena matriculada na primeira etapa da Educação Básica”.
Em conversas e encontros sobre educação integral, tenho insistido
que a proposta de Educação Infantil do Município de Manaus é de educação
integral e de princípio democrático – de desenvolvimento integral.
No que se refere à elaboração da proposta Foi elaborada com base
nos “documentos oficiais do Ministério de Educação, nos pareceres e Resoluções
da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação”, textos legais
publicados pelo Conselho Municipal de Educação de Manaus, todos estes pautados
nas teorias científicas sobre infância e desenvolvimento.
Ainda no processo de elaboração foi assegurada a participação
democrática da comunidade, gestores, pedagogos e crianças por meio de escuta
pedagógica e outros instrumentos.
No encontro de 20/03/17 - Creche
Destacamos a importância de assegurar os direitos da criança
(relacionados na proposta), sobre os aspectos da estrutura organizacional,
sobre o ambiente educativo e importância de saberes das características que
marcam a infância.
Ainda, sobre a formação dos profissionais da infância, que é
determinante para o Desenvolvimento Integral da criança.
Tratarmos da Mandala do Currículo - Mandala de Aprendizagens e as
relações com a proposta da Semed.
Finalizamos sinalizando que o desenvolvimento integral e as
aprendizagens significativas são indissociáveis da intencionalidade do educador
e que é necessário ressignificar SEMPRE. Propus que refletíssemos sobre a
‘cantiga’ - Todo mundo Chegou, cantada pela Eliana, que apresenta uma concepção
de infância “dirigida” por um adulto que usa diminutivos como expressão de
afetividade, que não lhe dá voz e nem protagonismo, onde o desenvolvimento da
autonomia infantil não é experienciado.
[1] Sobre
este encontro farei considerações na próxima postagem.
[2] Proposta
Pedagógico-Curricular de Educação Infantil-Semed, Manaus/AM, 2013.
SLIDES ACESSE AQUI: Mandala do Curriculo_Aprendizagens_Creche
**** PARA SEGUIR AS POSTAGENS DO BLOG.
Estive nesse encontro foi muito importante e necessário o esclarecimento sobre a aplicabilidade dá proposta, acredito ser este o caminho para de fato efetivar significativamente a aprendizagem da criança. Obrigada Sônia Peixoto!
ResponderExcluirMari, grata pelo teu comentário!
ExcluirA próxima postagem será sobre o encontro com os gestores e assessores de Pré-Escola.
Grata!
Fico chateada quando alguém diz que não seguimos a proposta da Semed.
ResponderExcluirMas lhe vendo falar em "ressignificar" e sobre os indicadores de qualidade, fique triste em ver que eu e minhas professoras precisamos RESSIGNIFICAR MUITO.
Obrigada, Professora Sônia.
Graça, fico feliz em contribuir com a ressignificação dos saberes e fazeres de tua equipe.
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