sábado, 25 de novembro de 2017

Infância... Cem linguagens...


Na Itália, um espaço de Educação Infantil é mundialmente conhecido pela abordagem pedagógica criada pelo pedagogo e educador Lóris Malaguzzi. Abordagem esta, em que as atividades acontecem com base em projetos desenvolvidos por várias linguagens e pelas idéias das crianças.

A Pedagogia da Escuta sistematizada por Malaguzzi têm na arte um dos principais aspectos para o pensamento e um grande respeito pelas idéias das crianças, tendo como princípios – compartilhar conhecimentos e saberes, criatividade e imaginação pelas múltiplas linguagens; os conhecimentos trabalhados por projetos e a parceria entre as crianças relaciona-se ao “saber”, aos interesses e objetivos comuns.

A abordagem pedagógica vivenciada na cidade italiana de Reggio Emilia se mostra no poema “As cem Linguagens” de Lóris Malaguzzi, aqui apresentado... 

Ao contrário, as cem existem

A criança
é feita de cem.
A criança tem cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar
de jogar e de falar.
Cem sempre cem
modos de escutar
de maravilhar e de amar.
Cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir.
Cem mundos
para inventar
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(e depois cem cem cem)
mas roubam-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem-lhe:
de pensar sem mãos
de fazer sem a cabeça
de escutar e de não falar
de compreender em alegrias
de amar e de maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe:
de descobrir um mundo que já existe
e de cem roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe:
que o jogo e o trabalho
a realidade e a fantasia
a ciência e a imaginação
o céu e a terra
a razão e o sonho
são coisas
que não estão juntas.
Dizem-lhe enfim:
que as cem não existem.
A criança diz:
ao contrário, as cem existem.




Sobre o Autor
Loris Malaguzzi nasceu em 23 de fevereiro de 1920 (Correggio/Itália), faleceu em 30 de janeiro de 1994 (Reggio Emilia/Itália), formado em pedagogia pela Universidade de Urbino.

Crianças - "[...] criam sua própria inteligência. Os adultos devem fornecer-lhes suas atividades e contexto e, acima de tudo, devem poder escutar". Malaguzzi

Malaguzzi[1] acreditou que
“o que as crianças aprendem não descende automaticamente de uma relação linear causa-efeito entre processos de ensino e resultados, mas é em grande parte o trabalho dos mesmos filhos, suas atividades e o uso dos recursos que eles possuem”.
“As crianças sempre desempenham um papel ativo na construção e aquisição de conhecimento e compreensão. Aprender é, portanto, definitivamente um processo auto-construtivo”.
“A escola é comparada a um local de construção, um laboratório permanente onde os processos de pesquisa de crianças e adultos estão intimamente entrelaçados, vivendo e evoluindo diariamente”.
“O objetivo principal é, portanto, ter um jardim de infância onde as crianças, as famílias e os professores são bem-sucedidos, onde o objetivo do ensino não é produzir aprendizagem, mas produzir condições de aprendizagem”.


Alguns destaques...
* Atenção à criança e não ao material, transversalidade cultural e não divisiva em setoriais,
*  O projeto e não a programação,
*  O processo e não o único produto final,
*  A observação e documentação de processos individuais e grupais,
* Comparação e discussão como algumas das estratégias de treinamento vencedoras, 
* Auto-educação de professores.




[1] Fonte - https://it.wikipedia.org/wiki/Loris_Malaguzzi
* Imagens da internet.


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