quinta-feira, 29 de setembro de 2022

O que é letramento e alfabetização (Magda Becker Soares)



Neste texto, vamos discutir conceitos e, portanto, palavras, ou, se quiserem, vamos discutir palavras e, portanto, conceitos: os conceitos alfabetização e letramento, as palavras alfabetização e letramento. 

Em um primeiro momento, gostaria de fazer um "passeio" pelo campo semântico em que se inserem essas palavras, esses conceitos. São palavras de uso comum, conhecidas, exceto talvez letramento, palavra ainda desconhecida ou mal entendida, ou ainda não plenamente compreendida pela maioria das pessoas, porque é palavra que entrou na nossa língua há muito pouco tempo. 

ALFABETIZAÇÃO - ALFABETIZAR  - ALFABETIZADO - ANALFABETISMO - ANALFABETO LETRAMENTO - LETRADO - ILETRADO - ALFABETISMO 

Não precisamos definir essas palavras, porque estamos familiarizados com elas, talvez com exceção apenas da palavra letramento. Mas vou me deter nelas para conduzir nossa reflexão em direção ao sentido de letramento. 

Vejamos as definições que aparecem no dicionário Aurélio: 

analfabetismo: estado ou condição de analfabeto a(n) + alfabet + ismo a- : prefixo grego (acrescenta-se um -n- quando a palavra a que é adicionado começa com vogal) indica: privação, falta de. 

Exemplos: acéfalo: sem cabeça, sem cérebro; amoral: privado de moral. - ismo sufixo, indica: modo de proceder, de pensar. 

Exemplos: heroísmo: procedimento de herói; servilismo: procedimento servil. analfabeto: que não conhece o alfabeto; que não sabe ler e escrever a(n) + alfabeto Nas palavras analfabetismo e analfabeto aparece o prefixo a(n)-: 

Analfabeto é aquele que é privado do alfabeto, a que falta o alfabeto, ou seja, aquele que não conhece o alfabeto, que não sabe ler e escrever. (Ao pé da letra, significa aquele que não sabe nem o alfa, nem o beta - alfa e beta são as primeiras letras do alfabeto grego; em outras palavras: aquele que não sabe o bê-a-bá.) 

Em analfabetismo,o substantivo, aparece ainda o sufixo -ismo: a palavra significa um modo de proceder como analfabeto, ou seja: analfabetismo é um estado, uma condição, o modo de proceder daquele que é analfabeto. alfabetizar: ensinar a ler e a escrever alfabet + izar - izar: sufixo, indica: tornar, fazer com que. 

Exemplos: suavizar: tornar suave; industrializar: tornar industrial Alfabetizar é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever. Alfabetização: ação de alfabetizar Alfabet + iza(r) + ção - ção: sufixo que forma substantivos indica: ação 

Exemplos: traição: ação de trair nomeação: ação de nomear Alfabetização é a ação de alfabetizar, de tornar "alfabeto". Causa estranheza o uso dessa palavra "alfabeto", na expressão "tornar alfabeto". É que dispomos da palavra analfabeto, mas não temos o contrário dela: temos a palavra negativa, mas não temos a palavra positiva. É no campo semântico dessas palavras que conhecemos bem - analfabetismo, analfabeto, alfabetização, alfabetizar - que surge a palavra letramento. 

Como surgiu essa palavra e o que quer ela dizer? LETRAMENTO? Conhecemos as palavras letrado e iletrado: Letrado: versado em letras, erudito iletrado: que não tem conhecimentos literários uma pessoa letrada = uma pessoa erudita, versada em letras (letras significando literatura, línguas) uma pessoa iletrada = uma pessoa que não tem conhecimentos literários, que não é erudita; analfabeta, ou quase analfabeta. 

O sentido que temos atribuído aos adjetivos letrado e iletrado não está relacionado com o sentido da palavra letramento. A palavra letramento ainda não está dicionarizada, porque foi introduzida muito recentemente na língua portuguesa, tanto que quase podemos datar com precisão sua entrada na nossa língua, identificar quando e onde essa palavra foi usada pela primeira vez. 

Parece que a palavra letramento apareceu pela primeira vez no livro de Mary Kato: No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística, de 1986. 

A palavra letramento não é, como se vê, definida pela autora e, depois dessa referência, é usada várias vezes no livro; foi, provavelmente, essa a primeira vez que a palavra letramento apareceu na língua portuguesa - 1986. 

Depois da referência de Mary Kato, em 1986, a palavra letramento aparece em 1988, no livro que, pode-se dizer, lançou a palavra no mundo da educação, dedica páginas à definição de letramento e busca distinguir letramento de alfabetização: é o livro Adultos não alfabetizados - o avesso do avesso, de Leda Verdiani Tfouni (São Paulo, Pontes, 1988, Coleção Linguagem/Perspectivas) um estudo sobre o modo de falar e de pensar de adultos analfabetos. Mais recentemente, a palavra tornou-se bastante corrente, aparecendo até mesmo em título de livros, por exemplo: Os significados do letramento, coletânea de textos organizada por Ângela Kleiman, (Campinas, Mercado das Letras, 1995) e Alfabetização e letramento, da mesma Leda Verdiani Tfouni, anteriormente mencionada (São Paulo, Cortez, 1995, Coleção Questões de nossa época). 

Na busca de esclarecer o que seja letramento, talvez seja interessante refletirmos sobre o seguinte: vivemos séculos sem precisar da palavra letramento; a partir dos anos 80, começamos a precisar dessa palavra, inventamos essa palavra - por quê, para quê?

TEXTO COMPLETOO que é letramento e alfabetização.doc.pdf 

https://pibidletrasunifra.webnode.com.br/news/oqueeletramentoealfabetizaçao/magdabeckersoares



AUTORA - Magda Becker Soares (Belo Horizonte). 7 de setembro de 1932) é professora titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita – Ceale – da Faculdade de Educação da UFMG. Graduada em Letras, doutora e livre-docente em Educação. É autora de diversos livros, e especialmente conhecida por seus livros didáticos de Língua portuguesa usados dos anos 1970 a 1990.




Nenhum comentário:

Postar um comentário