sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

A “capacidade para imaginar será sempre maior do que a de realizar”.

Fim de Ano: Hora de Fazer um Balanço de Nossas Vidas
Flavio Gikovate

Dezembro costuma ser um mês diferente. Algumas pessoas ficam particularmente felizes, mas um grupo maior fica triste e outro ainda se sente profundamente deprimido. É o período do ano em que há maior incidência desse estado terrível, no qual as pessoas veem tudo negro, perdem as forças físicas e também as esperanças. Esse sentimento pode ter várias causas. A mais comum é a sensação de desamparo e abandono que muitos experimentam.


terça-feira, 27 de dezembro de 2016

"Quero a essência... O essencial faz a vida valer a pena..."

O TEMPO E AS JABUTICABAS - Rubem Alves

“Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui
para frente do que já vivi até agora.


Sinto-me como aquela menina que ganhou uma bacia de jabuticabas.
As primeiras, ela chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Aluno-Problema: queixa e/ou problema?

O rótulo de “aluno-problema” contempla muito mais que o ensinar e o aprender, nas salas de referências.
Aspectos específicos ligam-se a esta questão, como os fatores sociais e psicológicos, da personalidade, do “comportamento’ nas unidades escolares e fora destas, o contexto e concepções. Faz-se necessário, por parte do educador, o reconhecimento das diferenças individuais e da identificação das especificidades que envolvem este aluno, para possibilitar a eliminação do “rótulo”, tão prejudicial em quaisquer situações e ambiente.
Nesta postagem, a história  Chico Bento em Aluno-Problema () pode nos trazer algumas reflexões sobre situações escolares em que a “queixa” sobre um aluno-problema se faz presente.
No entanto, nós, educadores, devemos ver a situação apresentada – ou situações – não simplesmente como uma queixa e/ou rótulo, mas sim como um “problema” a ser solucionado para possibilitar a promoção do desenvolvimento do ser humano.



sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Vida: O que é? Onde começa?

Participei, em junho, no auditório da Aldeia Infantil SOS Amazonas, do Cine Fórum sobre o documentário O Começo da Vida, organizado pelo Coletivo Escola Família Amazonas.
Naquele momento, procurei me organizar para poder contribuir de forma significativa nas reflexões no grupo e elaborei um roteiro com alguns pontos do documentário, dentre tantos, que me tocaram.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Homenagem... Flávio Gikovate

Médico-psiquiatra, psicoterapeuta, conferencista e escritor. Apresentador do programa “No Divã do Gikovate”, na rádio CBN, morre aos 73 anos, nesta quinta-feira, 13, às 18h30.


Meu respeito à pessoa e ao profissional que se deixava ver e sentir em seus inúmeros texto, palestras, entrevistas... 

Minha homenagem a Flávio Gikovate, neste texto, que nos possibilita refletir sobre viver de acordo com nossas idéias e princípios!



sábado, 8 de outubro de 2016

Vida sem ética... Pondere!!

Recebi o vídeo Pondere por mensagem, num momento em que tinha presenciado, em um curto espaço de tempo, algumas cenas em que o individualismo, a banalização de valores, a falta de respeito com os outros se fizeram presentes.



Diante das cenas, lembrei das inúmeras conversas que tínhamos quando criança, eu e meus irmãos, com nosso pai. Sem termos a clareza da dimensão conceitual, estas eram conversas permeadas de reflexões éticas, eram referências...

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Relações afetivas: individualidade tem luz própria!

A individualidade tem luz e “se alimenta da energia que vem do outro”. As relações afetivas “saudáveis” aproximam dois inteiros, sem dominação e sem exigências demasiadas...
Flávio Gikovate nos ajuda a pensar sobre porque é bom ficar só: para descobrirmos nossas forças, fraquezas, paz de espírito e termos harmonia...A individualidade tem luz e “se alimenta da energia que vem do outro”. As relações afetivas ‘saudáveis’ aproximam dois inteiros, sem dominação e sem exigências demasiadas...
Flávio Gikovate, nos ajudar a pensar sobre que é bom ficar só, para descobrirmos nossas forças, fraquezas, paz de espírito e termos harmonia...


quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Crianças e jovem estão dizendo: Oi... estou aqui!

Gosto de contos, mensagens, ditos populares e outros, por ver que estes possibilitam o pensar, o sentir, o questionar, o falar sobre, de relacionar com vários contextos.

Neste sentido, trago uma proposta de reflexão muito usada em momentos formativos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Voternidade: vivências relacionais.

Confesso que desconhecia a palavra... E por ter ouvido pela primeira de uma pessoa bastante espirituosa, pensei que ela estivesse “brincando”. Não era brincadeira! E... fui “apresentada” a este neologismo, que traz em seus significados o estado de ser, de vivência imbricada com presença e afeto, de querer ser feliz e fazer feliz com responsabilidades diferentes da maternidade e/ou paternidade. E assim, a intenção de sugerir registros sobre fatos relacionados às avós e netos foi aceita por mim.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

O Presente: transformação de vida.

A história em quadrinho “Perfeição” de autoria do brasileiro Fábio Coala foi transformada em um filme de curta metragem “O Presente” pelo diretor e animador alemão Jacob Frey, sendo premiado em vários festivais de cinema.


sábado, 23 de julho de 2016

Criança difícil: qual a emoção não expressa?

Tenho sido procurada por alguns responsáveis por crianças e jovens que passam por dificuldades diante do ‘comportamento’, das reações de ira e da indisciplina destes. O sinal “mais forte nas falas destes responsáveis é a visível ‘inabilidade” do adulto diante de tais eventos, sejam estes, pais, avós, familiares em geral ou professores.

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Métodos e processos de alfabetização: saberes necessários à formação do professor

Muito se tem discutido sobre alfabetização, letramento, o despertar do prazer pela leitura/escrita e as relações com o desenvolvimento das capacidades de compreensão e valorização da cultura escrita, da apropriação do sistema de escrita/leitura, da produção escrita e do desenvolvimento da oralidade em crianças, jovens e adultos. 

segunda-feira, 18 de julho de 2016

O Professor e a Escola

Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem 'Por quê?' Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo 'Por que não ?' (George Bernard Shaw)
A proposta de refletirmos sobre os problemas, os avanços e os desafios vivenciados pelo professor e pela escola é bastante complexa. Exige de nós o exercício da escuta, do olhar e da crítica sobre vários aspectos: sistema de ensino, políticas educacionais, formação inicial e continuada e as relações que se estabelecem nestes contextos.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Cultura de Estudo - formação do formador!

A formação de professores da rede municipal sempre foi objeto da ação de um setor da Secretaria, criado em 2001. Este setor passou por varias mudanças estrutural e em sua denominação. Atualmente é denominado de Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM.

domingo, 12 de junho de 2016

Educação Integral – Aprendizagem Significativa – Tutoria

A educação integral por valorizar as várias dimensões do ser humano dá destaque às aprendizagens significativas, que são vivenciadas na definição de objetivos, no desenvolvimento de responsabilidade pelo que se quer aprender, na dedicação e no ‘esforço’ dedicado para o alcance do que se pretende “apreender”! As aprendizagens significativas possibilitam apaixonar-nos – crianças, jovens e adultos - pelo que estudamos e a buscarmos aprofundamentos! Cada ‘conquista’ é uma emoção-base que nos motiva e proporciona autonomia no aprender a aprender.

sábado, 4 de junho de 2016

SENTIPENSAR  sobre  nossas  esperanças ...(Tenório Telles)

Acontecimentos diversos podem nos levar a crer que ter esperança é perda de tempo. Durante já há algum tempo em encontros formativos, tenho dedicado um tempo significativo a esta temática. E aqui destaco, o poema “Canção da Esperança” do poeta amazonense Tenório Telles.
Poema este, que fala da esperança, não da forma pejorativa e ingênua a que muitos se referem. Este, traz em seus versos um chamado para persistirmos e continuarmos buscando caminhos contra o tempo desolado, o sonhos subtraídos,  as utopias amortalhadas, a desesperança, a cegueira, o emudecimento, a indiferença...
Tenório nos instiga a erguer um canto para celebrar, o brilho da infância, a vida, os que lutam pela liberdade, as manhãs, os rios, as florestas. Nos convida, ainda na Canção da Esperança,  a festejar o que tem vida, o que pulsa, o que faz sentido.

sábado, 28 de maio de 2016

Comunidades de Aprendizagens: O  que significa?



Tenho participado de momentos ricos em discussões sobre experiências educativas inovadoras de forma mais intensa durante a aproximadamente há um ano.

A intencionalidade de transformações de contextos educativos e relacionais nos remete a necessidade de pensar, de sentir e de querer possibilidades de transformações de vidas pelas relações dialógicas entre todos envolvidos nos processos relacionais e isso, extrapola os limites físicos das instituições escolares.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Poesia e o desenvolvimento infantil: Sentipensar*

A musicalidade da palavras atrai as crianças. O poema ritmado, curto, com palavras simples é o caminho para que elas gostem da poesia.

Sônia Maria de Araújo Peixoto | pedagoga

A poesia se faz presente nas brincadeiras das crianças onde as palavras brincam, dançam, encantam e permeiam a atividade desenvolvida com afetividade e sensibilidade. Para que a criança perceba e vivencie a poesia em seu entorno: em poemas, músicas, parlendas, adivinhações, resoluções de problemas, trava-língua e outras atividades, se faz necessário a presença da ludicidade presente e expressa nas diversas linguagens a serem apresentadas às crianças.

quinta-feira, 26 de maio de 2016



"Amanhã poderá ser tarde demais"

Resultado de imagem para manifesto da transdisciplinaridade nicolescu

O Manifesto da Transdisciplinaridade, escrito por Basarab Nicolescu, trata dos problemas decorrentes da fragmentação do conhecimento e da tecnociência. Indica/sugere um fazer construído na compreensão das múltiplas dimensões da realidade.

SENTIPENSAR sobre analfabetismo


Que pedaços nos faltam em nossos saberes e em nossos fazeres? 

O texto a seguir nos remete a algumas reflexões que quase obrigatoriamente deveria nos levar a ações mais efetivas quanto aos "pedaços' que nos faltam e que se relacionam com questão da alfabetização/letramento. Apresenta ainda, quatro níveis de analfabetismo, no entanto, questionamos: O que está especificado no nível pleno, é analfabetismo?
SENTIPENSAR sobre nossos fazeres


Pablo Neruda um dos mais importantes poetas chilenos do século XX, aqui nos possibilitando que emoções, reflexões e ações sejam ressignificadas para que não morramos lentamente em um cotidiano que muitas vezes banaliza as  dimensões do nosso SER HUMANO.

Fazeres & Saberes - Apresentação





Olá! sejam bem vindos!

Este espaço foi criado por solicitações de alguns colegas e tem a intenção de socializar alguns de meus fazeres relacionados à Educação em encontros, formações, consultorias e assessoramentos. Socializar ainda, artigos, conteúdo de apresentações formativas, sugestões de filmes, músicas etc. Destina-se a todos que tenham interesse sobre a temática EDUCAÇÃO.

Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, com Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Pedagoga aposentada da Secretaria Municipal de Educação – Semed, com atividades formativas na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM e na Oficina de Formação em Serviço – OFS/Semed/UEA, para professores de Educação Básica. Atualmente, consultora na empresa S & S. Peixoto - Fazeres & Saberes. Gestão de Talentos - Valorização de Pessoas.

As postagens que aqui forem feitas podem ser socializadas desde que as referências de autoria sejam preservadas.  

Grata,

Sônia Peixoto
Consultora
Fazeres & Fazeres
Gestão de Talentos pela Valorização de Pessoas


*Imagem da internet.


*************************************************************************